img.jpg
INOVAÇÃO
Tim Cook exibe a tela de altíssima resolução do novo iPad

O reinado de “Angry Birds” está ameaçado. Criado especialmente para o iPhone e o iPad, o jogo caiu nas graças de milhões de consumidores pelo mundo e virou fenômeno ao unir a experiência tátil das telas sensíveis ao toque e um universo lúdico, habitado por pássaros-bomba e porcos do mal. A chegada da terceira geração da máquina da Apple, no entanto, deve trazer a reboque uma nova leva de games especialmente criados para os computadores de mão. E, agora, a brincadeira vai virar coisa de gente grande.

“Na verdade, o novo iPad tem mais memória e qualidade de imagem que o Xbox 360 ou o Playstation 3”, disse Mike Capps, CEO da desenvolvedora de jogos Epic Games, durante o evento da Apple realizado na quarta-feira 7. Coube a ele subir ao palco e demonstrar as novas potencialidades da máquina, que deve bater de frente com consoles consagrados na disputa por um mercado gigantesco. “Os caras da Apple estão redefinindo os games mais uma vez”, reforçou o executivo.

O segredo da mais nova revolução capitaneada pela empresa criada por Steve Jobs é a soma de duas inovações que prometem seduzir até o mais viciado dos jogadores. A mais visível delas está na tela da máquina. Usando a mesma tecnologia já incorporada no iPhone 4, batizada de Retina Display, ela agora tem a absurda resolução de 2.048 por 1.536 pixels, muito superior à da grande maioria de tevês e monitores disponíveis nas lojas. Tim Cook, sucessor de Jobs no cargo de CEO da empresa, não economizou elogios durante a apresentação. “Pela primeira vez, a máquina que estou segurando tem mais qualidade de imagem que o telão atrás de mim”, afirmou durante o evento em que dividiu o palco com outros profissionais da empresa e imprimiu um estilo bem diferente do consagrado por Jobs.

A segunda novidade está no principal músculo que move o aparelho. O novo processador A5X – com quatro núcleos e duas vezes mais rápido que os tablets da concorrência – é capaz de rodar programas pesadíssimos sem comprometer seu desempenho. Abre-se, portanto, a oportunidade para que criadores de games que já fazem sucesso nos consoles de marcas como Sony, Nintendo e Microsoft realizem adaptações ou desenvolvam novos produtos especialmente para o novo iPad. “Finalmente estamos percebendo que essas máquinas podem ir muito além dos chamados “jogos casuais”. Haverá um equilíbrio entre esses games mais simples e outros muito mais complexos”, resumiu Mark Walton, um dos colunistas do site especializado gamespot.com, logo após o anúncio da quarta-feira.

img1.jpg
PÚBLICO-ALVO
Jovem testa Xbox, da Microsoft. O novo
iPad foi feito sob medida para os gamers

O movimento estratégico da Apple faz todo o sentido quando se analisa o ranking de aplicativos mais baixados na App Store. Nada menos que 12 dos 25 campeões da lista são jogos. Não por acaso, o presidente da Nintendo americana, Regis Fils-Aime, havia previsto que o mercado ficaria ainda mais aquecido já no fim de 2010. “A Apple será um concorrente mais perigoso que a Microsoft”, disse o executivo.

Curiosamente, o impacto causado pelas inovações incorporadas ao novo iPad no universo dos videogames acabou ofuscando outros upgrades importantes. Boa parte dos rumores que circulavam nos últimos dias acabou se confirmando. Agora, a máquina sai de fábrica pronta para redes 4G – algo ainda distante do consumidor brasileiro, diga-se. Além disso, ela ganhou um sistema de reconhecimento de voz (atenção: não se trata do assistente pessoal Siri, lançado com o iPhone 4S) e câmera traseira com resolução de 5 megapixels, capaz de gravar vídeos em alta resolução. Já os preços continuam os mesmos: de US$ 499 (16 GB de memória e conexão wi-fi) a US$ 829 (64 GB, wi-fi e 4G).

Outro aspecto importantíssimo na apresentação da semana passada que acabou sendo deixado em segundo plano foi o desempenho de Cook à frente do show. Mais uma vez, o CEO desempenhou o papel que transformou Steve Jobs em um dos maiores ícones da era digital com elegância e firmeza. Sob aplausos, ele comemorou a marca de 55 milhões de iPads vendidos e saiu do palco prometendo muito mais. “O ano de 2012 está apenas começando”, disse o executivo. Que venham as próximas revoluções.

img2.jpg