Governo
À beira mar

BOE-ABRE-IE.jpg

A presidenta Dilma Rousseff deve passar o Réveillon com a família na Base Naval de Aratu, em Salvador, na Bahia. Ela não tem compromissos oficiais de 26 de dezembro a 9 de janeiro. É sua primeira grande folga desde que assumiu o cargo, em janeiro.
No ano passado, o ex-presidente Lula e familiares foram para o mesmo destino comemorar também a passagem do ano.

Militares
Tem de tudo

A Medalha da Ordem do Mérito da Defesa foi distribuída, na quinta-feira 15, na Base Aérea de Brasília.
Os 259 nomes da lista deixam dúvidas sobre os reais critérios de seleção dos agraciados. O princípio geral fala em “premiar civis e militares que se distinguiram no exercício da profissão”. Ministro de Estado é função, não carreira, mas nove estão no rol feito pelo Ministério da Defesa. Entre os políticos, o deputado João Paulo Cunha, um dos acusados no escândalo do Mensalão. A Defesa deveria rever esses critérios.

Política
Na disputa

Na última reunião do ano do Partido Progres­sista, esta semana, já se respirava as eleições municipais de 2012. Organizada em 5.295 municípios – a quase totalidade do território nacional –, a legenda tem 1.436 milhão de filiados. Deste total, 98 mil declaram-se pré-candidatos a prefeito ou vereador em suas bases.

Ensino
Abriu o contrato

BOE-01-IE-2197.jpg

Depois de intensa disputa entre seus sócios, o Instituto Brasiliense de Direito Público ganhou nova formação. O ex-procurador da República Inocêncio Mártires Coelho vendeu suas cotas no negócio, fundado em 1998. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e o procurador federal Paulo Gustavo Gonet Branco ficaram sozinhos no IBD, de ensino de pós-graduação, extensão universitária e aperfeiçoamento profissional na área jurídica.

Governo
Tempo a favor

BOE-05-IE.jpg

O ministro Fernando Pimentel escapou – pelo menos por enquanto – de explicar à Comissão de Ética da Presidência da República sobre os trabalhos – e ganhos – de sua empresa de consultoria. É que o colegiado só irá se reunir nova­mente na segunda quinzena de janeiro.
A reunião em que se decidiu reco­mendar a Dilma Rousseff demitir Carlos Lupi foi a última de 2011.

 

Saúde
Anemia

O estoque de sangue nos hemocentros públicos caiu muito. Em média, está 50% abaixo do considerado ideal. Desde janeiro, o número de doadores diminui. O Hemocentro de São Paulo, por exemplo, que chegou a coletar cerca de 23 mil bolsas mensais, hoje não atinge 9 mil. A falta de campanha para atrair o público é apontada por hematologistas como a causa maior do problema.

Copa 2014
Origem brasileira

Enquanto o imbróglio sobre a venda de cerveja nos estádios na Copa do Mundo não se resolve, os produtores nacionais de vinhos e espumantes vivem a expectativa de a Fifa optar por marcas brasileiras nas solenidades oficiais no Mundial de 2014. Leônidas Ferraz, presidente da Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude, feliz com o sinal verde da entidade, diz que o papo prossegue, agora sobre valores envolvidos no patrocínio.

Segurança Pública
O retorno do Xerife

BOE-02-IE-2197.jpg

Principal personagem da política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, com as Unidades de Polícia Pacificadora em destaque na vitrine, o secretário José Mariano Beltrame enxerga 2012 com outros olhos. Pessoas muito próximas ao delegado afirmam que ele já planeja deixar o cargo, se aposentando em seguida na Polícia Federal – tem tempo para tanto – e indo morar no Rio Grande do Sul.

Automobilismo
Derrapada

A Confederação Brasileira de Automobilismo promete reagir. Um edital publicado sem muito alarde pela Prefeitura do Rio pôs à venda uma área de 1 milhão de metros quadrados onde está o que restou do autódromo de Jacarepaguá. Um acordo entre as partes, com aval do Ministério Público, diz que o circuito só pode sair dali após a construção de um novo.

Américas
Triste marca

Com a “corda” sendo dada pelo crime organizado, a violência familiar e de gênero, e a homofobia, o Relógio dos Homicídios do Observatório Hemisférico de Segurança da OEA alcançará a marca de 150 mil vítimas este ano, pouco antes da meia-noite do dia 31.
As vítimas são, em sua maioria, jovens do sexo masculino.

Indústria
Estoque estratégico

BOE-03-IE-2197.jpg

As vendas de medicamentos no País este ano serão da ordem de R$ 40 bilhões. Os genéricos já representam quase metade (40%) da receita dos laboratórios, segundo Nelson Mussolini, vice-presidente do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo). Foram três anos de altas expressivas. Em 2012, os executivos talvez precisem muito de analgésicos: a crise na Europa deve elevar os preços das matérias-primas (quase tudo vem de fora) e a energia elétrica, aqui, está pela hora da morte.

Culinária
Antes que acabe

O Conselho de Pesca e Aquicultura do Amazonas prepara um projeto de lei para proibir a pesca do tambaqui na natureza, no Estado, a partir de 2012 – por quatro anos. A retirada do peixe de rios e lagos que há 15 anos somava 12 mil toneladas a cada 12 meses caiu para 2,8 mil/T. Hoje, o veto para fisgar tambaqui vale só de 31 de outubro a 31 de março.

Aviação
Terra firme

Reação do chefe de cabine do voo 3940 da TAM, procedente de São Paulo na quinta-feira 15, dirigindo-se aos passageiros mudos de susto, após o pouso sob forte chuva no Rio de Janeiro: “Aplaude aí, pô!” Quando finalmente o piloto freou na pista do Santos-Dumont, nem 30 metros separavam o airbus das águas da Baía de Guanabara.

Montadoras
Palmo a palmo

Estudos dos principais associados da Anfavea indicam que as montadoras nacionais cozinharão os preços dos modelos populares em banho-maria, ao menos até o segundo semestre de 2012. A estimativa nesse segmento – que tenta seduzir a nova classe média – é que a própria concorrência, que é enorme, não dará folga a que se tire proveito da expulsão dos importados, após a alta de 30 pontos percentuais no IPI.

Clubes
Alívio no caixa

BOE-04-IE-2197.jpg

Com os dias de esplendor fazendo parte do passado e na crise financeira, os Jockeys Clubs ganharam sobrevida na quinta-feira 15. O novo texto da Lei 12.456/11 permite que os valores pagos pelas agremiações aos apostadores, aos proprietários de cavalos e aos jóqueis sejam abatidos do movimento geral de apostas antes de se pagar ao fisco. A emenda do senador Francisco Dornelles tem em si um aspecto inusitado. Pelo menos uma vez na vida, o cavalo se dá bem no confronto com o “Leão”.