Genebra
Após os tsunamis…

BOECHAT-ABRE-IE-2196.jpg

A ONU estuda outorgar proteção internacional às vítimas de catástrofes naturais e até sociais. A boa-nova foi revelada esta semana, em Genebra, por Antonio Guterres, do Alto Comissariado da Organização para Refugiados (ACNUR). Hoje, refúgio em outros países apenas em casos de perseguição política, religiosa ou étnica. O Brasil já se manifestou a favor da boa causa humanitária.

Assistência
Causa e efeito

Um relatório inédito do Banco Mundial revela que programas como o Bolsa Família ajudam a reduzir a criminalidade. Em São Paulo, por exemplo, para cada aluno a mais que recebe o benefício ou o Renda Mínima em uma escola, há 6,5 menos ocorrências de crimes por ano.  Havia suspeita disso, mas foi só com a expansão dos programas para adolescentes de até 17 anos que o efeito pôde ser medido. O organismo agora estuda como ampliar o impacto anticrime do Bolsa Família.

Justiça
Sem voz

Um neto não pode, diretamente, ingressar com ação contra os avôs para reconhecimento de sua relação familiar. Foi o que decidiu o Superior Tribunal de Justiça. Para os ministros, na ótica do novo Código Civil, apenas os pais podem pleitear a investigação de paternidade.

Aviação
Voo alto

Com mais cinco novos aviões em operação este mês, a Azul prevê que, em janeiro, terá 10% do mercado brasileiro de aviação comercial – aqui, aliás, crescendo acima da média global. Outro cenário na empresa fundada por David Neeleman, em 2008, é alcançar a marca de 15 milhões de clientes transportados já no mês que vem.

Política
Mééé!!!!

BOECHAT-02-IE.jpg

Alguns ministros ficaram constrangidos nos últimos dias com o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, perambulando pelos corredores do TSE às vésperas do julgamento de uma ação em que o adversário Ronaldo Lessa o acusa de distribuir cinco mil ovelhas para eleitores em 2008 e 2009, para se reeleger ao cargo. A Procuradoria-Geral Eleitoral é favorável à cassação de Vilela.

Corte internacional
Sem oposição

Pule de dez na eleição da próxima semana para a escolha do promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, na Holanda. Vencerá a vice-procuradora da Corte, Fatou Bensousouda. Nascida em Gâmbia, sucederá Luis Moreno Ocampo. O TPI também escolherá seis novos juízes, até 20 de dezembro. O Brasil não inscreveu candidato.

Mercado fonográfico
Mulher de milhões

BOECHAT-03-IE.jpg

Paula Fernandes bateu mais um recorde de vendas. A cantora ultrapassou a marca de um milhão de downloads de músicas de seu mais recente trabalho, “Paula Fernandes Ao Vivo”. Como se não bastasse, 800 mil pessoas colocaram a canção “Pra Você”, como tom de chamadas de seus fones. Na internet, os números da artista são ainda maiores. Suas músicas já foram escutadas mais de 2,5 milhões de vezes em sites especializados.

Copa 2014
Reforço no caixa

BOECHAT_04_IE1296.jpg

O TCU emite nos próximos dias sinal verde para o BNDES colocar dinheiro nas obras da Arena Pantanal, em Mato Grosso. O projeto de R$ 395 milhões, incluindo construções no entorno, é o de mais baixo valor nas 12 cidades que abrigarão jogos do Mundial da Fifa. O dinheiro usado até aqui no empreendimento saiu dos cofres da União e do governo estadual.

Transportes
É o começo

A crise no Ministério dos Transportes parece ter dado resultados. Desta vez, positivos. Os cargos de superintendentes regionais e coordenadores-gerais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) serão ocupados apenas por servidores de carreira. Ufa!

Cinema
Agora vai

Depois de marchas e contramarchas, “Lula, o Filho do Brasil” finalmente estreará nos Estados Unidos. Dia 13 de janeiro, o Lincoln Plaza Cinema e o The Quad Cinema, em Nova York,  exibirão o longa nacional, que, depois, vai passar em salas de Miami, Los Angeles, Washington, Boston e San Francisco. Serão gastos US$ 500 mil na publicidade do filme na mídia americana.

Controle aéreo
Quem dirige

BOECHAT-01-IE-2196.jpg

Para evitar que um piloto use de forma fraudulenta o registro de outro colega, a Anac fez modificações no sistema que monitora os planos de voo no País, a partir deste mês. Agora, quando um aviador informar o trecho que vai voar, a aeronave em uso e os aeroportos de origem e destino receberão e-mails automáticos confirmando as rotas. Os dados também serão colocados de imediato no site da agência. Com isso ficará mais fácil
punir os espertinhos.

Infraestrutura
Sem teto

Atraídos pelas obras e empregos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, centenas de trabalhadores estão construindo favelas nas dunas das praias do Cumbuco, Tabuba e Taíba, cartões-postais do Ceará. O governo do Estado e as prefeituras de Caucaia e São Gonçalo do Amarante fazem vista grossa para as ocupações, que também atingem áreas privadas, além de terras da União.

Educação
Acabou

A crise na área educacional no Estado do Rio se agrava. Fundada em 1939, “inspirada em valores humanos e cristãos”, a Universidade Santa Úrsula fecha as portas no sábado 10. A instituição ano a ano perdia fôlego e seu título de universidade dificilmente sobreviveria a uma próxima avaliação do MEC. Com as portas fechadas, haverá uma corrida para compra dos vários e amplos prédios da USU, situados em área nobre de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

Meio ambiente
Cerco fechado

BOECHAT_05_IE1296.jpg

Um passo decisivo para banir de vez o uso do amianto no Brasil foi dado na quarta-feira 7. A Procuradoria-Geral da República enviou parecer ao STF, considerando ilegais as leis federais e estaduais que permitem a venda do produto, em especial o tipo crisotila, mais comum no mercado. Com as informações, o ministro Carlos Ayres Brito vai acelerar a elaboração de seu parecer, para que o caso seja julgado em plenário logo após o fim do recesso do Judiciário, em fevereiro.
Brito assume a presidência do STF em maio.