img.jpg
IMAGEM RETRÔ
A onda saudosista que embala alta tecnologia em carcaças com
design clássico invadiu a indústria de equipamentos e a de aplicativos

Culpe as câmeras fotográficas: foram elas as primeiras a retomar o design e o estilo do passado em releituras de modelos dos anos 60 e 70 com a linha Lomo (lomography.com), dando uma nova vida ao filme 35 mm e tentando (sem muito sucesso) renegar o mundo digital. Como nem todo mundo quer gastar com revelação de filme convencional, os fabricantes de câmeras perceberam a tendência e partiram para releituras de modelos clássicos e recheados de recursos superpoderosos, incluindo a capacidade de filmar em HD.

Um dos fabricantes que aposta nessa linha retro é FujiFilm, que lançou dois modelos este ano: a X100 e sua irmã menor, X10. Retrô? Só lembram modelos dos anos 60, na época que as câmeras eram mais simples e tratadas como um instrumento de precisão, para passar de pai para filho – hoje, o modelo novo sai em menos de seis meses e deixa seu gadget obsoleto em pouco tempo.

A moda pegou nos aplicativos dos celulares, principalmente no iPhone, com a criação de redes exclusivas de fotos tratadas com filtros e efeitos/defeitos especiais. O maior expoente dessa categoria é o Instagram, criado pelo brasileiro Mike Krieger, que permite editar fotos em formato quadrado (lembra das Polaroids?), aplicar diversos filtros e molduras e depois compartilhar em redes sociais. Camera+, PicPlz, 8mm Vintage Camera e CamWow ajudam a engrossar a lista de programinhas para usar no smartphone e dar um efeito vintage às fotos. Duvida do poder do retrô na fotografia?

Entre na loja digital photojojo.com e descubra acessórios que ampliam o poder fotográfico do seu telefone, muitas vezes no modo antigo: filtros para colar na parte traseira do smartphone, capas que lembram câmeras clássicas e pequenos acessórios para deixar sua câmera moderna pronta para tirar fotos com cara de retrato antigo.

E o conceito de relembrar o passado também segue para outras linhas de produtos. Acessórios para telefones celulares em formatos de fones antigos são um exemplo, assim como TVs de tubo (sim, elas ainda existem). Só falta colocar a esponja de aço em sua antena. No mundo dos eletrodomésticos, o retrô também pegou forte: fogões com “asinhas” laterais, frigobares e geladeiras com portas estilo anos 1960 voltaram com tudo repaginado, incluindo as cores. Sai o tradicional branco, entram modernos amarelo, preto e vermelho para mudar a cara da cozinha. Um museu de novidades.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias