STJ
A tiracolo

BOE-01-IE.jpg

 

Aborrece ministros do STJ a atitude do presidente da Corte, Ari Pargendler (foto), em desfilar com a cunhada Suzana Camargo pelo Senado, em busca de apoio político. A desembargadora do TRF da Terceira Região é candidata à vaga no tribunal. Ficou em terceiro lugar na eleição que formou a lista tríplice enviada ao Planalto. O desembargador Néfi Cordeiro obteve 25 dos 28 votos possíveis.

Petróleo
Guerra no tribunal

Está pronta a Ação Direta de Inconstitucionalidade que o governador Sérgio Cabral levará ao STF, caso a compensação financeira devida ao Rio de Janeiro seja distribuída para todos os Estados e municípios. A tese central na Adin, feita pelo jurista Luís Roberto Barroso, é que a Constituição garantiu royalties aos Estados produtores (inclusive na plataforma continental) e estes, pelo crédito, abriram mão da receita do ICMS, a partir de 1988.

Esportes
Perna quadrada

O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), não pratica nenhuma atividade física. No passado até tinha gosto pela equitação, mas, com o passar dos anos, nada de saltos em cima de cavalos. Quando muito, uma pequena cavalgada. Seu antecessor Orlando Silva
gosta de uma pelada e de jogar capoeira. Aliás, agora, terá bastante tempo para uma coisa e outra.

CPI
Altas horas

BOE-03-IE.jpg

 

Relator da CPI do Ecad, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) pretende entregar o documento final dos trabalhos até 24 de novembro. A comissão entra para a história como uma das mais vazias do Congresso. Seus integrantes quase não vão às sessões. E a TV Senado, em geral, exibe os depoimentos dos convidados em transmissões no meio da madrugada.

Combustíveis
Pé no freio?

Embora tenha anunciado planos ambiciosos para 2011, a Refinaria de Manguinhos, controlada pelo Grupo Andrade Magro, parece ter decidido fazer dieta. Nas últimas semanas, 117 funcionários – quase um terço do total – foram demitidos. 

Judiciário
Fé no homem

BOE-02-IE.jpg

 

Convicto da inocência de seu cliente, como é típico dos advogados de defesa, Antônio Carlos de Almeida Castro disse, na quarta-feira 26, que provará sem dificuldade que o comunista Orlando Silva não recebeu dinheiro de ONGs financiadas pelo Ministério do Esporte. Mas que pode chegar perto de R$ 800 mil o valor das indenizações nas ações por dano moral que moverá contra os acusadores de Silva.

Música
É Natal!

Formada por 37 músicos, o novo braço da Orquestra Sinfônica Brasileira, a OSB Ópera estreará no gênero musical que adotou no dia 18 de dezembro, na Igreja da Candelária, no Centro do Rio de Janeiro. Todo o repertório do concerto será de tradicionais peças natalinas.

Seleção
Na hora do aperto…

BOE-04-IE.jpg

 

No início do ano, Dilma Rousseff assinou um decreto para conter gastos na administração federal. Nele exigiu a autorização prévia da Pasta do Planejamento para qualquer obra, construção ou aluguel de prédios para o serviço público. Resultado: pedidos se acumulam na mesa da ministra Miriam Belchior. Alguns podem gerar constrangimentos, como o da reforma de um banheiro no gabinete da ministra Tereza Campelo, do Desenvolvimento Social.

Política
Homem invisível

BOE-05-IE.jpg

 

Muita gente no governo acreditava que o ministro do Esporte seria Henrique Meireles. O ex-presidente do BC ocupa hoje a invisível função de presidente do Conselho Público Olímpico. A sensação é de que Aldo Rebelo não tem o perfil executivo que deve caracterizar o cargo em tempos de Mundial da Fifa e Olimpíada e tampouco convivência internacional que facilite o trabalho. Mas prevaleceu o interesse político do PCdoB.

BNDES
Casa de ferreiro

Na contramão da política do governo federal – que exige índice de nacionalização acima de 50% nos grandes projetos de óleo e gás – a EBP, empresa do BNDES em sociedade com oito bancos, contratou consultoria estrangeira para escolher os grupos que produzirão energia do lixo nas maiores cidades do País. Em razão das peculiaridades do edital, que concorrentes nacionais consideram mal-intencionadas, apenas Espanha, Holanda, Alemanha e França participarão da disputa.

Saúde
Regular

A Câmara Americana de Comércio encomendou ao Ibope pesquisa sobre como empresas reguladas pela Anvisa classificam o trabalho da agência. Para 54%, a atuação merece nota 3 (numa escala de 1 a 5). Outros 28% atribuem notas 1 e 2.

TV
Peladas no ar

Terminou esta semana, em Berlim, as gravações de uma minissérie pornô-chic que o cineasta Ernesto Solis rodou na Europa para o canal Multishow. O trabalho teve momentos de suspense. Em um sobrevoo de balão na Espanha, duas gostosonas prostitutas, nuas em pelo, de repente protagonizaram cenas fogosas de sexo. O baloeiro que não tinha sido avisado perdeu o rumo nos céus de Madri – até ser resgatado.

Eventos
Binacional

De 7 a 10 de novembro, especialistas da indústria de eventos de diversos países reúnem-se em São Paulo para discutir uma norma internacional de gestão sustentável de eventos, elaborada sob liderança do Brasil (ABNT) e da Inglaterra. A base do trabalho é uma norma inglesa utilizada na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-15) em 2009 e agora aplicada na organização dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Polícia
Sem perdão

Estado laico é isso: o chefe do Departamento de Investigações Sobre Crime Organizado de São Paulo,  Nelson Guimarães, não quer mais que seus agentes façam o sinal da cruz ao chegar ao trabalho. Quem for flagrado se benzendo poderá até ser transferido. “Policial do Deic não tem que sentir medo”, adverte o delegado.

Arte
No atacado

BOE-06-IE.jpg

 

A brasileira Lilly Safra decidiu se desfazer, de uma só vez, de boa parte de sua coleção de preciosidades. Está vendendo mais de três mil itens diversos, a maioria dos séculos XVII e XVIII, entre móveis, prataria, porcelanas, tapetes e quadros. O rico acervo, que saiu de sua mansão Vila Leopoldo (outrora dos reis da Bélgica), na Cote d’Amour, motivou a Sotheby’s a fazer um leilão exclusivo, com nada menos
que oito catálogos, em novembro, em Nova York.