Foi-se o tempo em que usar maquiagem dava espinhas, ressecava a pele e entupia os poros. Uma nova geração de cosméticos está invadindo as prateleiras de drogarias e lojas especializadas.
São as chamadas “maquiagens inteligentes”, que não se limitam a maquiar, mas também cuidam da pele. No início, eram apenas bases e batons com adição de filtro solar. Com o sucesso das vendas, grandes empresas como MAC, Lancôme e L’Oréal enxergaram aí um mercado promissor. Investiram anos de pesquisa e muito dinheiro em seus laboratórios para produzir cosméticos que também pudessem hidratar a pele, prevenir rugas e evitar o ressecamento de cílios e lábios. “É uma evolução natural da maquiagem”, explica Sut’Mie Guibert, gerente de treinamento da Helena Rubinstein no Brasil. “O mercado de cosméticos está cada vez mais tecnológico. Agora as mulheres não precisam ficar preocupadas se a maquiagem vai estragar a pele”, afirma. Para tanto, a marca lançou a base Fase Sculptor, que promove um efeito lifting imediato (estica a pele), e o batom Lacquer Metal, todo à base de água, que hidrata o lábio e se mantém sem borrar por até três horas. Os dois, é claro, contêm filtro solar.

A Lancôme, verdadeira referência quando o assunto é maquiagem, lançou a base Teint Optîmage, que preenche as rugas e linhas de expressão, evitando a aparência estriada ao sorrir. A marca também desenvolveu o batom Rouge Absolu, formulado com lanolina, cera de abelhas e óleo de sementes de uva, que hidratam e possuem efeito antioxidante. “Hoje, os produtos que só maquiam dão muito menos retorno. Os mais procurados são os que têm efeito antiidade”, conta Regina Galvão, gerente de treinamento da empresa no País. E as novidades não estão restritas às bases e aos batons. A Christian Dior, com o Diorskin, e a Bourjois, com sua linha Maison du Teint, possuem pós compactos que hidratam e evitam a perda de água, formando uma película protetora na pele. Já a Givenchy traz novidades para os olhos. Seu novo rímel promete deixar os cílios longos e saudáveis com uma fórmula que ativa a circulação das raízes dos fios e inclui ainda vitamina B5 para nutri-los.

Mas não são só as empresas estrangeiras que têm novidades na área. Marcas populares aqui no Brasil, como O Boticário, Avon e Marcelo Beauty também possuem produtos de qualidade e bem mais acessíveis aos bolsos das consumidoras. A base iluminadora da Avon, com FPS 12, contém vitaminas que restauram a luminosidade natural da pele e suavizam linhas de expressão. Os batons da Marcelo Beauty hidratam e ajudam a prevenir rugas nos lábios. Já a Boticário adicionou um componente derivado do mentol ao seu lápis-sombra cintilante, dando uma sensação refrescante sobre as pálpebras. O efeito “geladinho” é ideal para os dias quentes. “O produto quer
conquistar o público jovem. A maquiagem inteligente é uma
tendência que cresce também entre as adolescentes”, afirma
Helena Garcia, gerente de maquiagens da empresa.