Considerado um dos maiores nomes
da música instrumental brasileira, o pianista Cesar Camargo Mariano
faz de cada disco um verdadeiro acontecimento. O álbum Duo, dividido com o violonista carioca Romero Lubambo, não foge à regra. Traz composições individuais e alguns clássicos, como Fotografia e Wave,
de Antonio Carlos Jobim, April child, do maestro Moacyr Santos, e Joy spring, dos jazzmen Clifford Brown e Max Roach. Piano e violão soam como se
um fosse prolongamento do outro. Tal sinergia tem explicação. Mariano começou a tocar piano de ouvido aos 13 anos. Foi criado musicalmente por Johnny Alf, que morou em sua casa. Continuou eclético. Animou bailes, aprendeu orquestração sozinho. Em 1971, quando se casou nos palcos e na vida com Elis Regina, o quarteto formado para acompanhá-la mudou o jeito de tocar música brasileira.

Sua influência, sentida até os dias de hoje, chegou a Romero Lubambo, que, desde 1985, reside nos Estados Unidos. Foi uma identificação imediata e logo os dois montaram um quarteto. Em seguida, os aplaudidíssimos duos transformaram-se num trabalho formal que viajou por três continentes e finalmente chega agora ao disco cheio de frases inesperadas em uníssono e de solos fundidos magicamente.