chamada.jpg
DIVERSÃO
Bruna Canto, 17 anos, foi para Cancún, no México, num pacote com refeições e bebidas incluídas

Se antes eram só os universitários, agora os alunos do ensino médio se aventuram em viagens de formatura para o Exterior. Destinos como Bariloche; na Argentina, Cancún, no México; e Orlando, nos Estados Unidos, além de cruzeiros fechados só para formandos, têm ganhado espaço como opções aos roteiros mais tradicionais, que incluem Porto Seguro, na Bahia, e Florianópolis, em Santa Catarina. Dados das maiores operadoras de turismo dedicadas ao mercado de viagens para estudantes mostram um aumento anual de até 10% na aquisição de pacotes internacionais e 25% para cruzeiros de formatura. “São pacotes mais caros, mas, como conseguimos parcelar em até 20 vezes, a procura só aumenta”, afirma Renato Costa, diretor da Forma Turismo.

O momento econômico brasileiro e o real forte em relação ao dólar ajudam a empurrar os estudantes para fora. Ainda que a moeda tenha flutuado nas últimas semanas, ela não deve ultrapassar, de forma sustentável, a marca do R$ 1,71 durante o ano de 2012, segundo estimativa do Boletim Focus do Banco Central. “Ficando abaixo de R$ 1,80, as pessoas continuarão comprando as viagens internacionais”, diz Marcelo Bispo, coordenador do curso de gestão de turismo da Universidade Metodista, em São Paulo. A paulistana Bruna Canto, 17 anos, foi uma delas. Em julho, ela fez sua viagem de formatura para Cancún. Apesar de mais cara que as opções nacionais, ela tem argumentos para justificar a escolha. “Os pacotes costumam ser vendidos com todos os passeios, refeições e bebidas incluídas, temos muitas opções de compras e vários tipos de balada”, explica.

Os cruzeiros costumam fazer sucesso por razões parecidas e pelo conforto de oferecer baladas, restaurantes, piscinas e até cassinos em um único lugar. “Podíamos ficar até tarde nas festas e, quando nos cansávamos, era só caminhar até o quarto”, conta Hana Melo, 18 anos, que fez um cruzeiro no final de 2010. “É um filão no qual apostamos”, reforça Rodermil Pizzo, da CVC Central do Estudante.

img.jpg

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias