O empresário paulistano Leonardo Senna sabe como poucos o quanto é difícil construir uma imagem pública positiva. Além de ter trabalhado duro, precisou enfrentar uma concorrência duríssima dentro de casa para receber, em alguns momentos, a luz de um ou outro holofote. De um lado, a irmã Viviane, uma das maiores e mais competentes incentivadoras de projetos sociais do País. De outro, o irmão Ayrton – aqui, talvez o melhor seja dispensar qualquer tipo de apresentação. Mas, nos últimos anos, Leonardo vem conseguindo mostrar que tem brilho próprio e não merece ser reconhecido apenas como o irmão. E o caminho das pedras são as ações de marketing espetaculares criadas por ele para divulgar a Senna Import, a empresa representante dos carros e produtos da marca alemã Audi no Brasil.

A mais nova dessas iniciativas mirabolantes, a Audi al Mare, entrou em ação no dia 27 de dezembro do ano passado
e está flutuando sobre os mares de Angra dos Reis (RJ) e Ilhabela (SP). Leonardo montou um verdadeiro complexo de lazer sobre uma balsa
de 700 metros quadrados. Neste show room flutuante, os convidados encontram uma filial do restaurante japonês paulistano Sushi Kin,
um bar, uma pista de dança com DJ e uma butique com todos os produtos da grife Audi. A balsa também leva sete carros da marca.
Entre eles, três pérolas lançadas recentemente por aqui: o novo A8,
o A4 Cabriolet e o esportivo RS6. “Acho que nunca fizeram nada
parecido no Brasil”, aposta Leonardo.

Os visitantes chegam à balsa em barcos próprios ou em botes incluídos no projeto. Para entrar na Al Mare, o visitante precisa apresentar um convite enviado pela Audi. Além disso, pulseiras que dão acesso à embarcação estão sendo distribuídas para alguns eleitos, durante o verão, nas belas praias do Dentista, Macaco, Frade e Saco do Céu, em Angra, e outras de Ilhabela. “A promoção está atingindo nosso público e marca, ganhando muita visibilidade”, comemora Leonardo. O site www.audialmare.com.br oferece o cronograma da programação da balsa, imagens on-line da região onde a embarcação está e uma galeria de fotos dos visitantes. O projeto envolve 79 funcionários na balsa, entre eles um engenheiro naval, e outros 15 nas praias. O abastecimento de água potável – 20 mil litros por dia – é feito por um barco-pipa. Para evitar poluição, as descargas sanitárias são escoadas por uma embarcação especial equipada com um sistema de esgoto. Quando a balsa se locomove, os carros são retirados por um guindaste, para não serem molhados com a água salgada do mar. “Administrar o trabalho de toda essa gente é complicado, mas a coisa está dando certo porque os funcionários também estão se divertindo muito. Por isso, trabalham com mais vontade de acertar e as coisas funcionam”, explica o empresário.

A Audi Al Mare é a mais recente das jogadas boladas por Leonardo para mostrar seus produtos. Em 1994, ele trouxe um Audi Cabriolet de avião e promoveu um desembarque barulhento num aeroporto
de São Paulo, retirando o carro de um cargueiro. No ano seguinte, animado com o prêmio de automóvel mais seguro do mundo dado por uma revista americana ao modelo
A6, montou um crash test verdadeiro no sambódromo paulistano, quatro dias antes da abertura do Salão do Automóvel. Diante de centenas
de convidados, alguns carros foram espatifados nos muros. Em 1996, Leonardo colocou um carro modelo A3 numa passarela para desfilar
entre atrizes como Maria Fernanda Cândido e modelos do porte de
Gianne Albertoni. Depois, fez um Audi TT conversível sobrevoar São
Paulo preso a um helicóptero. Tanta ousadia parece ter produzido resultados. Hoje, segundo Leonardo, a empresa é líder de mercado
no segmento dos chamados carros de luxo alemães, à frente das concorrentes Mercedes e BMW. Abastece 41 revendedoras em todo
o País e vende 11 mil carros por ano. Com todo esse marketing feroz, Leonardo conseguiu o que perseguia. Cresceu e apareceu.