img1.jpg
ESTILO
Determinado e apaixonado pelo jornalismo, Alzugaray faz escola

Ao desembarcar no Brasil para uma temporada de seis meses, Domingo Alzugaray tinha uma dupla missão: trabalhar como executivo da Editora Abril, cuja matriz ficava na Argentina, e atuar no filme “Meus Amores no Rio”, dirigido por Carlos Hugo Christensen. Os seis meses se passaram e Alzugaray se envolveu de tal forma com o Brasil e com o mercado editorial do País que jamais voltou de forma definitiva para a Argentina natal. Quinze anos depois, em 1972, ele fundou em São Paulo a Editora Três, que publica as semanais ISTOÉ, IstoéDinheiro e ISTOÉGente, além de sete outras revistas. Na segunda-feira 12, Alzugaray foi homenageado como Editor 2011, pelo conjunto da obra, pela ANER, a Associação Nacional de Editores de Revistas, durante o quinto fórum da entidade, que reuniu cerca de 400 profissionais do setor em São Paulo.

“Domingo foi um precursor. Ele deu o primeiro passo para a expansão editorial do Brasil”, disse o presidente da Aner, Roberto Muylaert, que já trabalhou com Alzugaray e acom­panha toda a sua carreira. “Além de ser um fantástico convencedor de pessoas para aquilo que quer sacramentar, ele é de uma determinação inacreditável.” Coragem também não faltou ao argentino, que se naturalizou brasileiro em 1966 e começou a trajetória empresarial em duas salas da região da avenida Paulista. Hoje, só a sede da editora se espalha por 11 mil metros quadrados de um prédio do final do século XIX, construído pela São Paulo Railway. Na cerimônia, Alzugaray foi representado por seus filhos – Paula, publisher da revista Select, e Carlos (Caco) Alzugaray, presidente executivo da Editora Três.

img.jpg
SOLENIDADE
Muylaert, Caco e Paula: emoção na entrega do prêmio

Ao receber o prêmio, Caco Alzugaray lembrou emocionado que o pai integra a linha de frente da segunda geração de editores de revistas do Brasil, precedida apenas por Adolpho Bloch (1908-1995) e Victor Civita (1907-1990). “O projeto vitorioso da Três só está sendo possível pela ousadia do empreendedor nato Domingo, que há 40 anos deixou um posto de executivo para colocar em prática seu projeto de vida de dar ao Brasil uma segunda opinião por meio de importantes veículos de comunicação.” Hoje editor e diretor responsável pela Editora Três, Alzugaray recebeu a homenagem de uma forma que corresponde ao seu estilo, como afirma Paula: “O modo afetuoso como foi feita a homenagem reflete a maneira envolvente, passional e apaixonada com que ele fez e faz sua vida de comunicador.”

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias