Edição nº2488 18.08 Ver edições anteriores

Chapa quente

Presidente do STJ, Ari Pargendler (foto) surpreende ministros da Casa pelo estilo Hugo Chavéz de ser

Judiciário
Chapa quente

BOECHAT-01-IE.jpg

Presidente do STJ, Ari Pargendler (foto) surpreende ministros da Casa pelo estilo Hugo Chavéz de ser. Há dias ameaçou fazer de próprio punho uma lista com seis nomes de desembargadores estaduais para duas cadeiras de ministros, insatisfeito com os candidatos indicados pelos Tribunais de Justiça. Causa ainda embaraço na Corte a cunhada do presidente – a desembargadora federal Suzana Camargo – na briga aberta por outra vaga no STJ.

AGROTÓXICO
Praga na burocracia

Terminou segunda-feira 30, a consulta pública feita pela Anvisa sobre novas regras para se medir a toxicologia dos agrotóxicos no País. Entidades científicas, a indústria e ministérios como Agricultura e Saúde criticaram bastante a proposta. Tida como sem base científica e com rigor excessivo, o que a agência quer pode, por exemplo, arrasar culturas como a soja, em que 95% da área cultivada precisa dessas tecnologias para se livrar das pragas.

ENERGIA 1
Queda de braço

O Movimento dos Atingidos por Barragens quer ter com Dilma Rousseff o mesmo diálogo que mantinha com o ex-presidente Lula. Ao declarar isso na Secretaria-Geral da Presidência da República na quinta-feira 2, o MAB exibiu um pacote de reivindicações. Nele, constava a revisão do modelo energético brasileiro. Pegou. O governo seguirá apostando nas grandes hidrelétricas e, portanto, na entrada em operação de Belo Monte.

LITERATURA
Tema da hora

BOECHAT-03-IE.jpg

“Falso Testemunho”, uma história sobre calúnias e ocultação da verdade – nada mais atual – é o título do romance de Ana Maria Machado, que tem lançamento marcado para a segunda quinzena de junho. É sua estreia na Alfagara (selo da Editora Objetiva). Já “Silenciosa Algazarra”, primeira obra pela Companhia das Letras, também está saindo este mês. Trata-se de ensaio sobre livros que, fechados, não dizem nada, mas abertos são ricos em conhecimento.

 

TV
Mundo verde

BOECHAT-02-IE.jpg

O elenco de artistas da Globo com imóveis em Itaipava, valorizada Região Serrana fluminense, só cresce. Agora é a vez de Glória Pires, que, com o marido, Orlando Morais, comprou uma propriedade de 41 mil metros quadrados no Jardim Araras. Para quem gosta de viver da luz, da paz e da terra, um paraíso. Na região estão outras estrelas da emissora, como a filha da atriz, Cleo Pires, que está construindo uma casa ecológica no Araras.

 

ENERGIA 2
Eletrocutados
A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Rondônia: até 30 de junho, seis mil pessoas terão sido demitidas da Usina Hidrelétrica de Girau, em Rondônia. Duas mil já rodaram. Em março passado houve manifestações violentas de assalariados em Jirau. A tensão não baixou.

ECONOMIA
Pouco, pode

Os grandes eventos internacionais no Brasil inspiraram o senador Francisco Dornelles (PP-RJ). Nas próximas semanas, ele apresentará projeto de lei no Congresso descriminalizando pequenas transações no país em moedas estrangeiras. É absurdo. Pelas leis atuais, um motorista de táxi é proibido de receber o valor de uma corrida que não em notas de Real.

GOVERNO
Fora de sintonia

BOECHAT-04-IE.jpg

O caso Antônio Palocci vai ser mais uma vez tratado no Palácio do Planalto. Será na manhã desta segunda-feira 6, na Comissão de Ética da Presidência da República. O encontro é o menor dos problemas para ele. As acusações, que pesam sobre a cabeça de Palocci e arranham sua imagem, envolvem fatos anteriores ao dia que pôs os pés na Casa Civil. Portanto, no colegiado, o risco de advertência é zero.

 

CINEMA
Cada um com o seu…

Quarta-feira 1º, no Rio de Janeiro, na 10ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a 27 vencedores foi dado o Troféu Grande Otelo. Se a Academia de Hollywood tem o seu Oscar, a Academia Brasileira de Cinema poderia pensar em rebatizar o seu troféu. Fica a proposta de chamá-lo “Oscarito”, mantendo a homenagem ao genial ator.

ESTATÍSTICA
Sem efeito

boechat-06-ie.jpg

Desde 1998 coordenando uma série de pesquisas para a Confederação Nacional de Transportes, que em última instância registra os índices de avaliação do governo, Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus, não acredita que o affair Palocci derrubará a imagem de Dilma Rousseff – em março a presidente teve 43% de aprovação. “O cidadão raciocina com o bolso. Se a economia vai bem, isso lhe basta. O burburinho em Brasília está centrado na classe política.” Este mês o Sensus fará a segunda avaliação do governo.

 

 
GENTE
Fininha

BOECHAT-05-IE.jpg

Ao participar do Fashion Rio esta semana, no Píer da Praça Mauá, Juliana Paes fez uma inconfidência: falta perder dois dos quase sete quilos que ganhou na gravidez de Pedro.
A revelação fez crescer a expectativa de que a atriz voltará a ser madrinha de bateria da Viradouro, no Carnaval de 2012. A escola, que mora em seu coração, está no grupo de acesso, que desfila sábado na Sapucaí.

 

CAMPO
Impunidade

De acordo com a Comissão Pastoral da Terra, 1.500 pessoas morreram devido à violência rural desde 1985 no Brasil. Desse total, nem 100 pessoas foram condenadas pelos crimes. E apenas um único mandante de assassinato – Vitalmiro Bastos de Moura, que ordenou a morte da Irmã Dorothy Stang – encontra-se preso. Até quando?

SAÚDE
Contra a mistura

Uma carta aberta ao ministro Alexandre Padilha anda circulando entre pesquisadores. Traz críticas de membros da Academia Brasileira de Ciências e do Conselho de Segurança Alimentar ao envolvimento do Ministério da Saúde com uma campanha publicitária do McDonald’s. A toalha de papel que forra a bandeja traz dicas saudáveis do ministério de um lado, mas do outro o cardápio da rede, com seus sanduíches, batatas fritas, refrigerantes e sobremesas. A composição nutricional dos produtos também está lá: mas em letras minúsculas.

SEGURANÇA DOMÉSTICA
Tombo fatal

Com base nos dados do SUS, o sociólogo Glaucio Soares, do Instituto de Pesquisas Universitárias do Rio de Janeiro, descobriu que entre 2000 e 2008, cerca de dez mil brasileiros morreram em casa, vítimas de quedas. “E a realidade não mudou até o ano passado”, assegura. Para o estudioso, o Brasil não pode virar as costas para o problema, “que é de segurança pública. Países que enfrentaram o assunto de frente viram os acidentes diminuir”.

INDÚSTRIA
Sobre rodas
Daqui a pouco quem for a Fernando de Noronha vai cruzar nas ruas com um Pálio totalmente movido a energia elétrica. As chaves do carro serão entregues nesta quarta-feira 8 ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pelo presidente da Fiat, Cledorvino Belini. Não há previsão de venda do veículo ao público. 


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.