Comportamento

Quarto de celebridade

Na Casa Cor, suítes inspiradas em personalidades como o ex-presidente Lula celebram os materiais nacionais e o uso de cores fortes

Quarto de celebridade

Confira também, em vídeo, como arquitetos e decoradores seguiram a proposta desta edição ao unirem tecnologia e sustentabilidade em um mesmo ambiente :

 CasaCor_site.jpg

 

 

img.jpg
img2.jpg
Suíte presidencial Lula e Marisa
Características:
Matéria-prima, plantas e objetos brasileiros 
Tecnologia de ponta (fechadura digital sem maçaneta ou chaves e
caixas de som não aparentes) posicionadas em cima do gesso do teto
Sala de banho com duas pias e chuveiros
 

Pouca gente sabe, mas quando morava no Palácio da Alvorada, em Brasília, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva decorava sua cama com um boneco de pano inspirado nele mesmo. Baixo, forte e barbudo, o objeto fez parte de uma obra do designer carioca Raul Mourão e foi dado de presente ao então mandatário da República. Curiosidades sobre Lula e outras personalidades como o jogador Neymar, a cantora Claudia Leitte e o ator Paulo Vilhena podem ser saboreadas na Casa Cor, maior evento de arquitetura e decoração do País, que acontece de 24 de maio a 12 de julho no Jockey Club, em São Paulo. Famosos serviram de inspiração para arquitetos e decoradores na concepção de suítes na Casa Cor e Casa Hotel, que apontam tendências para casas, hotéis e principalmente quartos. O boneco de Lula, emprestado por ele, enfeita agora a cama da suíte presidencial do Casa Hotel, assinada pela arquiteta Samia Sarayedine Testa, em parceira com a decoradora Renata Seripieri.

img3.jpg
Suíte Neymar
Características:
Quarto e banheiro integrados
Box de vidro posicionado em frente à cama
Uma película instalada no vidro do box torna possível assistir aos filmes e jogar
videogame da banheira e da cama

Para traçar o perfil de Lula e Marisa e desenvolver um ambiente que traduzisse o casal, Samia se encontrou uma vez com os dois e outra apenas com a ex-primeira-dama. “Ambos foram extremamente simpáticos e adoraram a homenagem”, diz a arquiteta. “Lula escolheu os objetos que melhor representavam a sua personalidade e não teve problemas em emprestá-los.” Além do boneco, ele cedeu uma de suas camisas do Corinthians, uma bola e um chapéu panamá. Marisa ofereceu um roupão de linho e dois chapéus de sua coleção. Uma foto da dupla decora uma das mesas de cabeceira.

Composta por quarto, living, closet, banheiro e varanda, a suíte presidencial da Casa Hotel tem 100 m² e traz algumas tendências que podem ser aplicadas na casa e no quarto de qualquer brasileiro. Uma delas é a brasilidade. A arquiteta não economizou em matéria-prima, artesanato e objetos nacionais. Exemplos disso são a madeira de demolição (cuja marchetaria decora a parede do living), a renda de artesanato (que enfeita as almofadas) e a fibra natural (usada em cadeiras para partidas de baralho – um dos passatempos de Marisa). Outra tendência é o uso de porta-retratos com fotos da família – sem exagero, claro. Há alguns anos, eles chegaram a ser considerados cafonas. Mas, hoje, brega é esconder a própria história.

img1.jpg
Suíte Paulo Vilhena
Características:
Ambiente rústico com detalhes luxuosos
Vidros e espelhos que contribuem para o clima de aconchego
Minispa com banheira e lareira

O quarto do atacante do Santos Neymar, desenhado pela arquiteta Camilla Matarazzo a partir de uma pesquisa sobre ele, também revela traços da personalidade do craque. Prova disso é que o jogador, ao ver o projeto finalizado, soltou um “ficou da hora!” e pediu à Claudia para reproduzi-lo em sua casa. Uma das tendências entre jovens solteiros é a integração entre quarto e banheiro. O de Neymar é familiar a quem assiste à novela da Globo “Insensato Coração”. A cama, com um box transparente posicionado à sua frente, lembra o quarto do personagem “pegador” de Lázaro Ramos, André Gurgel. “É claro que não funciona para os mais introspectivos”, diz a arquiteta. Paulo Vilhena foi outro solteiro que inspirou os profissionais da mostra. Na “Suíte do Homem Apaixonado”, da Casa Cor, a arquiteta Simone Goltcher investiu num ambiente rústico com detalhes luxuosos e proporcionou conforto e intimidade através de um minispa integrado com lareira e banheira.

A arquiteta Karina Afonso quebra paradigmas na suíte em homenagem à Claudia Leitte. Ela carregou no preto, grafite e dourado nas paredes. Seu objetivo era imprimir sofisticação e glamour, sem esquecer do conforto. “As cores escuras também proporcionam a introspecção, que pode ser uma oportunidade para o relaxamento”, argumenta ela. As cores fortes, no entanto, não agradam a todos. “Depende muito da personalidade e do gosto do cliente.” Mas com o aval de uma celebridade, a aceitação costuma ir às alturas.