Edição nº2488 18.08 Ver edições anteriores

De volta

Chegam ao Brasil neste fim de semana os oficiais da Aeronáutica que acompanham de perto a apuração do governo francês sobre as causas do acidente com o voo 447

VOO 447
De volta

boechat-abre-ie-2167.jpg

 

Chegam ao Brasil neste fim de semana os oficiais da Aeronáutica que acompanham de perto a apuração do governo francês sobre as causas do acidente com o voo 447 da Air France, em 2009. O coronel Luís Cláudio Lupoli e o major Sidney Veloso da Silva, do Cenipa, trazem as últimas novidades sobre o trabalho do departamento francês que investiga a tragédia. Resgatadas as caixas-pretas, o BEA deve reconstituir, até junho, o trágico voo – num simulador, claro.

CULTURA
C’est fini

Reflexo da avassaladora conversão dos brasileiros ao inglês, fechará as portas o segundo maior núcleo de literatura francófona de São Paulo. Há 25 anos no bairro da Vila Olímpia, a Livraria Francesa encerrará atividades em junho, após liquidar seu acervo. A família Monteil, há três gerações à frente do negócio, manterá ativa só a matriz do grupo, inaugurada em 1947, no centro. Será a última do gênero na maior cidade do País.

ENERGIA
De olho

A Eletrobras está de olho nas ações da EDP (holding do setor elétrico, em oito Estados) que o governo português colocará à venda. Os 14% do capital da empresa valem cerca de 360 milhões de euros.

FMI
Na folia

Chefe demissionário do FMI, Dominique Strauss-Kahn, passou o Carnaval no Rio de Janeiro. Ficou hospedado no Sofitel, em Copacabana, a mesma rede de hotéis em que se meteu em confusão nos EUA, onde é acusado de tentar estuprar uma camareira de 32 anos. A prisão de Kahn foi muito comentada entre as arrumadeiras aqui, mas até onde se sabe sem relato de abusos, felizmente.

PORTO
Píer no Norte

BOECHAT-02-IE-2167.jpg

 

Atuando em vários setores da economia, o grupo Amaggi, do senador Blairo Maggi, só pensa em crescer. Executivos do conglomerado entregaram esta semana ao governador de Rondônia, Confúcio Moura, projeto de construção de um megaporto no rio Madeira. O terminal privado, nos arredores de Porto Velho, terá capacidade de armazenar 80 mil toneladas de grãos.

POLÍTICA
Na sequência

Depois do sucesso obtido no STF pelo reconhecimento da união gay, o governador Sérgio Cabral pretende desfraldar outra bandeira contra
o preconceito. Pediu a assessores que a toque de caixa preparem o lançamento da frente Rio sem Racismo.

SEGURO
Na boa

BOECHAT-03-IE-2167.jpg

 

O Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado do Rio reunirá seus associados na semana que vem para discutir uma medida que soa como música aos ouvidos dos donos de carros. Trata-se de uma redução de 15% a 20% no valor das apólices para clientes que vivem em áreas onde há Unidades de Polícia Pacificadora. Nas localidades sem UPPs a queda proposta será de 8% a 10%. Os representantes das seguradoras participarão do papo.

SAÚDE
Conflito de interesses?

BOECHAT-04-IE-2167.jpg

 

Secretária-executiva do Ministério da Saúde na gestão de José GomesTemporão, Márcia Bassit coordenou as negociações com a empresa francesa LFB para transferência de tecnologia visando à implantação da fábrica estatal de hemoderivados (Hemobrás). Após muito blá-blá-blá e contratos assinados em 2010 no valor de dezenas de milhões de euros, Márcia agora foi contratada para representar a múlti na execução do acordo. O ministro Alexandre Padilha não gostou e há dias fez chegar aos franceses o seu desagrado.

JUDICIÁRIO
Jorge & Cezar

Crítico do excesso de recursos permitidos pelos códigos de Processo Civil e Penal, que quase nunca possibilitam a conclusão da ação e, muito menos, a punição de criminosos de colarinho branco, o ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, fechou com a proposta do presidente do STF, Cezar Peluso, que antecipa a execução de sentenças para a segunda instância judicial. A ideia, porém, não é consenso no Executivo federal.

GOVERNO
Lista graúda

Sepúlveda Pertence, ex-ministro do STF, foi consultado na quinta-feira 19 por Antônio Palocci a respeito de como se defender dos questionamentos sobre a evolução astronômica de seu patrimônio em quatro anos. O advogado analisou as declarações de renda do chefe da Casa Civil e concluiu que, do ponto de vista legal, está tudo bonitinho – embora não seja essa a questão central do debate. Em tempo: há graúdas empresas financeiras no rol de clientes que contribuíram para a boa performance da consultoria de Palocci.

FUTEBOL
Tabelinha

O ex-número 1 do Banco Central Armínio Fraga fez contato com o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, oferecendo-se para estruturar o projeto de captação de recursos visando à construção do estádio do timão. O papo foi bom. Tanto que combinaram uma reunião ao vivo para a semana que vem, em São Paulo.

TRABALHO
O peso da indústria

Dos 166 mil processos julgados pelo Tribunal Superior do Trabalho no ano passado, 20% envolviam o setor industrial. O índice surpreendeu os ministros, até então acostumados a ver os órgãos públicos como os mais acionados na corte – com 11% de queixas, o setor estatal fechou 2010 em terceiro lugar no ranking do TST. A medalha de prata foi para os bancos (15%), alvos de muitas queixas dos empregados – e sempre do público.

BUROCRACIA
Porca miséria

BOECHAT-06-IE-2167.jpg

 

A burocracia tupiniquim ampliou seus poderes. Por ordem do ministro Guido Mantega, a importação de porcas e parafusos de aço – isso mesmo, porcas e parafusos – passou a depender, desde o dia 9, de autorização do Banco do Brasil. Seus técnicos terão dez dias para decidir, caso a caso, se a mercadoria pode ou não pode entrar no País. Industriais que usam componentes estrangeiros estão perplexos. E no setor aeronáutico, grande consumidor de peças originais, o sentimento é de pânico.

POLÍCIA
Quase lá

BOECHAT-05-IE-2167.jpg

 

A Polícia Civil do Rio de Janeiro está prestes a esclarecer o assassinato de Rafael Zamora Dias, presidente da Sociedade de Ifá (espécie de candomblé) e Cultura Afro-Cubana no Brasil. Acompanhadas de perto pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, as investigações apontam que o mandante do crime, de natureza passional, é graduado ocupante de cargo de confiança no governo fluminense.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.