Ressaca é pior para elas

Um estudo feito pela Universidade de Missouri-Columbia (EUA), com o apoio do Instituto Nacional de Saúde, revelou que as mulheres sentem mais os efeitos da bebedeira do que os homens. Entre os itens usados para definir a ressaca estavam dor de cabeça, cansaço e vômito. A justificativa dos pesquisadores: elas têm uma porcentagem de água no corpo menor do que eles. Por isso, ficam mais intoxicadas.

 

Óleo de oliva no creme

O Kurotel, centro estético localizado na cidade de Gramado (RS), acaba de lançar uma linha hidratante para pés e mãos à base de azeite de oliva. Os especialistas do spa sugerem que seja feita primeiro uma esfoliação, depois um banho de imersão e, no final, uma hidratação. O tratamento só não deve ser usado por pessoas com psoríase, dermatites ou com a pele em processo de cicatrização.

 

Dica da Consultoria 4any1 para ajudar na prática de exercícios e melhorar a qualidade de vida (www.4any1.com.br)

Indicar uma atividade para idosos é difícil. Muitos são sedentários há anos e, por isso, a perda de aptidão costuma impossibilitar a realização de exercícios. Além disso, problemas articulares ou males como hipertensão limitam a escolha de modalidades. No caso de pessoas debilitadas, o simples caminhar pode representar risco devido ao perigo de quedas. Portanto, os programas para quem tem mais idade devem ser adequados ao indivíduo.

Valorize-se e melhore a saúde

Pessoas com baixa auto-estima têm mais chance de ficar doentes. É o que garante o inglês Michael Marmot, do International Centre for Health and Society, em Londres. Em artigo publicado no British Medical Journal, ele afirma que já há comprovações científicas suficientes para se acreditar que levantar a auto-estima é promover saúde. Segundo Marmot, quem não se valoriza tem mais chance de se deprimir e, com isso, sofrer de males do coração e os decorrentes da fragilização no sistema de defesa.

Dente

Na extração de um dente, tive uma alveolite. Mesmo após o tratamento, continuo com dores. O que faço?
Sandra Leite – Irecê (BA)

A alveolite é a infecção do alvéolo dentário (cavidade óssea), causada por bactérias. Provoca dor por muito tempo e surge a partir do quarto dia de extração. Deve-se constatar se foi feito o tratamento correto (existem tipos diferentes de alveolites e há antibióticos específicos para cada tipo de bactéria). A localização do dente também influencia. Muitas vezes certas situações anatômicas podem ser mais doloridas do que outras (proximidade do nervo, por exemplo).
Newton Cardoso, implantodontista e professor adjunto em estética dental da Universidade de Nova York (EUA)

Gravidez

Grávidas devem tomar cuidado com o uso de remédios?
Maria Lúcia, por e-mail

Sim. A mulher deve sempre perguntar ao médico o que pode tomar, principalmente nos primeiros três meses de gravidez, período em que o risco de problemas para o bebê é maior. Se a gestante apresenta problema de saúde específico, como diabete, pode usar a insulina, mas não os hipoglicemiantes orais. É preciso atenção. Mesmo as vitaminas podem fazer mal para o bebê no começo da gravidez, assim como produtos dermatológicos e alguns cosméticos. O ideal é que não sejam tomados medicamentos ou suplementos e até mesmo não seja utilizado nenhum tipo de cosmético sem o conhecimento do seu médico.
Shoubhi Kahhale, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP)

Escreva para coluna Viva Bem – Revista IstoÉ. Rua William Speers, 1.088, CEP 05067-900. E-mail – cartas@istoe.com.br