Nesta nova fase, o escultor de origem grega Nicolas Vlavianos encontrou novas soluções para a mistura de materiais heterogêneos como o aço, o bronze, o ferro e o cobre em 20 trabalhos de beleza singular. Encantado com as possibilidades expressivas das tiras metálicas, Vlavianos levou ao limite sua manipulação. A princípio, as tiras aparecem enfeixadas e expansivas em trabalhos verticais que lembram galhos retorcidos, cercas vivas ou labaredas. Não por acaso, as obras receberam nomes de Natureza brasileira, Obstáculo e Pira. A seguir, através de uma rigorosa operação construtiva, o artista organizou fitas metálicas, agora parecidas a espadas retorcidas, numa composição centrípeta e tensa. O resultado são belas mandalas que visualmente se mostram prestes a desfazer, apesar de fortemente aparafusadas. Expostas em Nova York, em junho passado, as peças foram comparadas pelo crítico Jonathan Goodman ao escudo de Aquiles – o mito grego descrito em a Ilíada, de Homero –, numa aproximação que faz jus à força das esculturas.