FAT
Olhos no fundo

BOE-01-IE.jpg

 

Na equipe econômica há conversas para a mudança de endereço do bilionário Fundo de Amparo ao Trabalhador. Hoje sob o teto do Ministério do Trabalho e Emprego, o FAT deve ir para o Ministério da Fazenda. Em prol da transferência, assessores do ministro Guido Mantega argumentam que saem sempre do Tesouro as verbas que cobrem os déficits do fundo. As centrais sindicais já se preparam para torpedear a ideia.

EDITORA
Livro dos livros

BOE-02-IE.jpg

 

A Sociedade Bíblica do Brasil vai imprimir e encadernar, na quinta-feira 26, a milionésima “Bíblia” produzida em sua gráfica localizada em Barueri, São Paulo. A marca histórica resultará numa edição especial do livro que traz a Palavra de Deus, com duas traduções simultâneas: a primeira feita totalmente no Brasil, de 1917, e outra, numa linguagem mais moderna, de 2000.

DESARMAMENTO
Atitude

Uma semana após seu relançamento, a Campanha do Desarmamento já reúne histórias. No posto de coleta da ONG Viva Rio na Glória, sona sul do Rio de Janeiro, um senhor levou um revólver importado calibre 22 com cabo de madrepérola. Pensou que, por se tratar de raridade, a reluzente arma seria bem cotada. Mas ficou nos R$ 100, preço fixado pelo Ministério da Justiça. O que vale muito é a participação na iniciativa.

REFORMA TRIBUTÁRIA
Missão oficial

No esforço para aprovar a toque de caixa a reforma tributária, Dilma Rousseff mandou o Ministério da Fazenda fazer reuniões com os governadores dos Estados. A primeira setorial com chefes do Poder Executivo do Nordeste deve acontecer em Salvador, dentro de poucas semanas.

ESPORTE
Chute na preguiça

Enquanto jogador, todo mundo sabe, Romário nunca gostou muito de treinar. Mas como político ele está se reinventando. É um dos 137 integrantes da Frente Parlamentar da Atividade Física, que será lançada na quarta-feira 18, em Brasília, reunindo deputados e senadores. “Qualidade de vida e saúde rimam com cidadania”, destacou o Baixinho, tabelando com os profissionais da educação física.

POLÍCIA RODOVIÁRIA
Mãos firmes

Prestes a completar dois meses no cargo, a diretora-geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Nascimento
e Souza, faz uma limpa no órgão. Trocou 12 superintendentes estaduais e o número vai crescer nas próximas semanas. O vigor das mudanças, aliás, deixa claro que a interina Alice será efetivada no posto.

TEATRO
Outro parto

BOE-03-IE.jpg

 

Um novo “bebê” nascerá no fim de maio no apartamento de Betty Gofman, no Leblon. A atriz, que acabou de ser mãe de gêmeos, promoverá em casa as primeiras leituras da peça “A Vingança do Espelho: a História de Zezé Macedo”. Viverá o papel-título sob a direção de Amir Haddad, num texto feito pelo craque Flávio Marinho. O espetáculo tem estreia prevista para dezembro, no Rio de Janeiro.

POLÍTICA
Afinados

Líder da bancada de 44 deputados do PP na Câmara, Nelson Meurer é alvo de constantes elogios do presidente do partido, Francisco Dornelles. “Em três meses, ele pacificou o partido na Casa”, atesta o senador. O agropecuarista exerce seu quinto mandato em Brasília.

DIREITOS HUMANOS
Depois de décadas

BOE-05-IE.jpg

 

Ministra dos Direitos Humanos, em uma única canetada, Maria do Rosário concedeu pensão especial a 110 pessoas vítimas da hanseníase que vivem em sanatórios Brasil afora. Como Maria de Lourdes Monteiro, que está compulsoriamente isolada e internada desde maio de 1947 na Colônia Padre Damião, em Minas Gerais. O valor individual mísero do benefício é de R$ 750.

MÚSICA
Alta rotação

Quem esteve esta semana no Projac é só elogios para o programa “Som Brasil” gravado em homenagem a Assis Valente. Tendo como anfitriã a atriz Patrícia Pillar, as apresentações de Vanessa da Mata e Thiago Pethit e dos grupos Samba de Rainha e Break Moderno irão ao ar no dia 29 de junho. O público terá a rara oportunidade de constatar num só momento a amplitude da obra do compositor baiano.

GENTE
Reta final

boe-04-ie.jpg

 

Assim como Cláudia Raia, Edson Celulari negou boatos de que estaria namorando a ex-mulher. O ator esteve em Araras, região serrana fluminense, nesta semana, para tratar da partilha de bens do casal. Sem atrito, o único bem material da união com que ele ficou foi a mansão de 12 mil metros quadrados de área que, aliás, os filhos Sophia e Enzo adoram.

ARTE
Terra do cacau

BOE-06-IE.jpg

 

Um baú com 22 réplicas digitais de quadros de Cândido Portinari começou a ser distribuído em escolas públicas da Costa do Cacau, região sul da Bahia. As imagens são de obras que integram a exposição itinerante “Portinari: Arte e Meio Ambiente”, patrocinada pela Construtora Queiroz Galvão. Além de 50 mil alunos, professores receberão livros que tratam de arte e educação ambiental.

HISTÓRIA
O próprio

“Eu odeio prepotência”, escreveu Paloma Amado esta semana em seu Facebook, revelando um episódio histórico – e preconceituoso. “Era 1998, após a Feira do Livro de Paris. Com papai (Jorge Amado) já bem doente, mamãe (Zélia Gattai) juntou o que mais gostavam no apartamento onde não mais voltariam, na França, e fomos para o aeroporto de Orly. Eles ficaram numa sala reservada da Varig e eu com dez malas entrei na fila da primeira classe. Chegou um casal que eu logo reconheci (ele, um político do Sul). A mulher parecia uma árvore de Natal; eu de jeans e tênis. Uma senhora bate no meu ombro e diz: esta fila é da primeira classe, a de turistas, aquela ao fundo. Me armei de paciência, mas queria ter dito que eu pagara minha passagem, enquanto a dela o povo pagara. Mas não falei. De repente o senhor disse bem alto: parece que vai de mudança como os retirantes nordestinos. Terminei o check-in e fui encontrar meus pais. Pouco depois, o casal bate à porta querendo cumprimentar papai. Não mandei à puta que o pariu, apesar de desejar fazê-lo. Mas, educadamente, disse não. Quando vi na tevê o senador dizendo que foi agredido por um repórter, por isso tomou seu gravador e apagou o chip, fiquei arretada e decidi tornar público o triste episódio.” Baixa o pano.