Raro Cartola

chamada.jpgimg1.jpg

São poucas as oportunidades de se ver e ouvir Cartola contando casos e cantando algumas de suas principais composições. Uma dessas chances é a entrevista-show que ele realizou para o programa “MPB Especial 1973”, produzido pela TV Cultura e que a Biscoito Fino transforma agora no DVD “Cartola e Dona Zica” (R$ 47,90). Mulher do sambista, Dona Zica aparece no título, mas participa pouco.
Já Cartola, domina a cena. Com a simplicidade que o caracterizava, relembra passagens de sua vida, como o dia em que alguém propôs comprarum samba dele e quase levou um sopapo de volta. “O quê? Querendo comprar samba, você está maluco? Não vendo coisa nenhuma.” Acabou vendendo e ficou espantado como poderiam pagar tanto 300 mil réis, dinheiro para caramba em 1932! por “Infeliz Sorte”.
Cigarrinho na mão direita, aliança de ouro e anel barato naesquerda, Cartola toca e canta suas imortais composições. Show.

Obra-prima de Kieslowski

img2.jpgimg3.jpg
Sai finalmente em DVD uma bem acabada edição de “Decálogo”, trabalho que projetou o diretor polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996) no final da década de 1980 e é considerado a sua obra-prima. Consiste em dez belos filmes curtos que abordam histórias criadas a partir dos dilemas morais propostos pelos dez mandamentos (foto do filme “Amarás a Deus sobre Todas as Coisas”). A série foi produzida para a tevê polonesa e deu origem a dois clássicos da filmografia de Kieslowski: “Não Matarás” e “Não Amarás”.