Acompanhamento de perto
Um novo aparelho mostra as taxas de glicemia no sangue a cada dez segundos. O CGMS é implantado no tecido subcutâneo do abdome ou no dorso e retirado após 72 horas. Os dados obtidos permitem a elaboração de um tratamento individualizado. “Ele motiva os pacientes a controlar a glicose”, diz Vera Cuoco, do Laboratório Labs D’Or (RJ). Custa R$ 13 mil.

Grande potência
Cientistas americanos tiveram uma grata surpresa com o Herceptin, um dos mais modernos remédios contra o câncer de mama. Quando usado em conjunto com a quimioterapia e em estágios iniciais da doença, a droga eliminou 42% mais tumores do que a químio sozinha.

O gato pode ficar!
Alívio para os donos de gatos. Cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) acreditam ter descoberto uma maneira de acabar com a
alergia aos felinos. Eles associaram uma proteína humana com uma proteína do bichano e criaram uma espécie de vacina contra o problema. Deu certo. Mas o experimento, por enquanto, se limitou a ratos.
 
 
Linda mistura
Há 125 tons de pele na mulher brasileira. A descoberta é da Universidade Estadual de Campinas, que realizou um estudo a pedido do Boticário, uma das principais empresas de beleza do País. Os tons básicos, no entanto, puxam sempre para o rosado ou o amarelado.
 
 
Combate a distância
A internet ajudará no combate à hanseníase, doença que atinge 28 mil brasileiros. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP usarão a rede para treinar professores e agentes de saúde da Amazônia, onde estão 65% dos casos. O objetivo é auxiliá-los a reconhecer os primeiros sinais da enfermidade, agilizando o diagnóstico. A iniciativa tem a participação de outras entidades, como o Ministério da Saúde.
 
 
Divertículos
Há dois anos, fiz uma operação para retirada de divertículos (cavidade em forma de saco, anatômica ou patológica). Mas restaram alguns. Há outro tratamento além da cirurgia?
G.V. M, por e-mail

Provavelmente, o paciente está se referindo a divertículos colônicos do intestino grosso, caracterizados por dilatações na parede desse órgão. Os divertículos podem inflamar quando obstruídos, por exemplo, por material fecal. No início, o tratamento é à base de antibióticos. Se o quadro se agravar, pode ser necessária uma cirurgia. A operação habitualmente retira o lado esquerdo do intestino grosso. Mas pode haver divertículos em outras partes do órgão. É possível manter os divertículos, desde que o paciente siga uma dieta rigorosa (para não prejudicar sua recuperação) com acompanhamento de um profissional.

Thomas Szego, gastroenterologista, São Paulo
 
 
Sauna
Crianças e adolescentes podem fazer sauna?
Antonio Ferreira Resende, por e-mail

A sauna só é indicada para maiores de 16 anos. A exposição à sauna sem controle de tempo pode ser prejudicial inclusive para adultos, levando a desidratação, elevação da temperatura corporal acima do normal, com ou sem convulsão, e choque térmico. Quanto menor a idade, mais propenso está o indivíduo às complicações. O indicado são exposições de no máximo dez minutos, com
intervalos de dez minutos para descanso em três séries.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Francisco Lembo Neto, coordenador da Pediatria do Hospital Samaritano (SP).


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias