A mosca azul morde Severino
O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, está que é só felicidade. A cúpula do seu partido, o PP, concluiu que o deputado pernambucano daria um razoável candidato a presidente. Na pior das hipóteses, Severino Cavalcanti sonha com uma vaga de vice em qualquer chapa presidencial de 2006.
 
 
Por que Lula e o PT se batem
Os índices de popularidade do presidente Lula continuam altos, mas os estrategistas do Palácio do Planalto começam a dar sinais de preocupação. Têm em mãos pesquisas mostrando que, caso os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo) e Anthony Garotinho (Rio de Janeiro) e o prefeito do Rio, Cesar Maia, saiam mesmo candidatos à Presidência, haverá segundo turno nas eleições de 2006. E que o mais provável, nesse caso, é que os três candidatos se juntem contra Lula, com risco de que ele seja derrotado. Daí por que Lula estar tão preocupado em amarrar, com a reforma ministerial, as alianças com o PMDB, o PL, o PTB e o PP para 2006. O problema é que essas pesquisas apontam também que se o desgaste do governo ainda não está colando na imagem do presidente o mesmo não ocorre com o PT. A imagem do partido junto à população está sendo arranhada. Ou seja, mesmo que Lula tenha um bom desempenho em 2006, os candidatos a governador, deputado federal e senador pelo partido podem sofrer um sério baque. Daí o PT estar tão preocupado em manter, pelo menos, a máquina eleitoral dos ministérios para 2006.
 
 
 
Pororoca milionária
Documentos revelados por ISTOÉ nas eleições de 2004 mostraram uma milionária movimentação financeira ilegal da família Calderaro, donos do jornal A Crítica, de Manaus (AM). Agora, a família está sendo julgada por um golpe milionário contra um grupo americano (Verbatin). No Ministério Público há a convicção de que a dinheirama do golpe engorda as contas enunciadas em 2004.

O sonho de Renan Calheiros
As rusgas entre Severino Cavalcanti e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não são imotivadas. É que Renan também sonha com a possibilidade de ser candidato a vice nas eleições presidenciais de 2006. A diferença entre os dois é que Renan já tem candidato à cabeça de chapa: o presidente Lula.
 
 
Pizza de tucunaré
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Exploração Sexual acabou em pizza no ano passado, mas ameaça ressurgir. Com o tema pedofilia causando cada vez mais indignação, há peixes graúdos que voltam a ficar preocupados. Especialmente aqueles que escaparam das redes jogadas nas águas do Rio Negro ao apagar das luzes da CPI.
 
 
Rápidas

• A Advocacia Geral da União teve seu trem da alegria em 2004 com mais de mil assistentes jurídicos “transpostos” para o cargo de advogado da União através da MP 222/04. Agora há um novo trem nos trilhos.

• O governo quer unir as carreiras de fiscais do INSS e da Receita Federal para depois juntar os procuradores federais, da Fazenda e do INSS. Colocar tudo no guarda-chuva da carreira de advogado da União sem concursos. Um trem de vários vagões.

• Oposição fustiga o governo, mas governos não costumam fustigar oposição. Exceto na administração do PT. Lula marcou de última hora sua visita a Aracaju para a sexta-feira 18. Obrigou o governador João Alves a fazer uma ginástica.

• É que o pefelista João Alves havia convidado o candidato de seu partido à Presidência, Cesar Maia, a visitar o Estado no mesmo dia. Maia e o PFL haviam até alugado jatinho. Por causa de Lula, João Alves teve que desmarcar o encontro do PFL.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

• Segundo a newsletter Relatório Reservado, a corretora Merryll Lynch fez cortes drásticos na sua carteira de ações no Brasil. Recentemente, já havia reduzido sua posição em títulos da dívida brasileira.
 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias