Mouse sem tremor
O pesquisador inglês Jim Levine criou um aparelho para ser adaptado ao mouse de computadores usados por pacientes que sofrem de tremores nas mãos. A invenção, que ajudará esses indivíduos a controlar o mouse, poderá ser produzida pela IBM em conjunto com uma pequena empresa de eletrônica, a Montrose Secam.

Saudável ar das montanhas
Um trabalho da Universidade de Atenas sugere que o ar das montanhas pode ser mais benéfico para o coração do que o das planícies. Os cientistas levantaram a hipótese depois de constatar que o número de mortes por problemas cardíacos entre moradores de vilarejos localizados em altitudes mais elevadas foi menor do que entre os habitantes de outros locais. Uma das explicações seria o fato de que os montanheses são obrigados a se exercitar mais em terrenos irregulares.

Você está sem dor…
A hipnose pode ser um recurso contra a dor. A constatação é de cientistas americanos e alemães. Eles testaram a técnica em voluntários e verificaram que o método bloqueia o processamento da informação de dor pelo cérebro.

Luz para malhar
Alongar, pedalar, relaxar numa atmosfera criada com luzes azuis, brancas, vermelhas… Essa é uma das diferenças usufruídas pelos alunos na nova unidade da Bio Ritmo, uma das maiores redes de academia de São Paulo. Instalada no Shopping Higienópolis, localizado em área nobre da cidade, a unidade também conta com 18 esteiras com tela de tevê individual, som caprichadíssimo e uma arquitetura que faz lembrar os descolados estúdios de dança de Nova York. Tudo para incentivar a turma e não deixar ninguém desistir de malhar.
 
 
Hemorróidas
Há algum tempo comecei a sentir um incômodo na região anal. Procurei um coloproctologista que detectou um problema nas hemorróidas internas. Realizei um procedimento chamado ligadura elástica, que não resolveu o problema. Qual o melhor método para acabar com esse incômodo?
C.A, por e-mail

A doença hemorroidária é uma alteração dos vasos sangüíneos da região anal, que ficam dilatados, como varizes, e causam desconforto, às vezes dor e sangramento. Essas hemorróidas formam elevações na pele interna do ânus, atrapalhando a passagem das fezes. A ligadura elástica consiste em amarrar o vaso sanguíneo doente com um elástico, de forma que a circulação neste vaso seja interrompida, causando sua necrose. É um procedimento simples, porém ele não retira o vaso sanguíneo. Apenas diminui seu volume e saliência, melhorando os sintomas. Como não há a retirada dos tecidos doentes, a tendência é as hemorróidas voltarem após algum tempo, sendo comum a reincidência dos sintomas após a ligadura elástica. Em geral existem três hemorróidas principais, e na ligadura elástica apenas se trata a maior, mais volumosa, deixando as outras menores intactas, que podem causar sintomas também. A solução definitiva para as hemorróidas é a cirurgia. Durante o procedimento, faz-se a retirada de todos os vasos sanguíneos doentes. Cada caso deve ser avaliado por um especialista para indicar o melhor tratamento.

Alexandre Sakano, proctologista, Hospital e Maternidade São Luiz (SP)