chamada.jpg
EXECUTIVO
Ronaldo diz que se interessa apenas por atletas de ponta

Um dos maiores jogadores da história do futebol, Ronaldo Fenômeno é também um campeão do marketing. Poucos atletas faturaram tanto com publicidade e patrocínios e são ainda mais raros os que demonstraram ter vocação para o mundo dos negócios. Agora, Ronaldo quer usar seus múltiplos talentos para cuidar da carreira de astros do mundo do esporte. Em pouco mais de um mês de existência, sua empresa, a 9ine, possui no portfólio os principais atletas da nova geração do futebol brasileiro. Neymar, craque do Santos, foi oficialmente contratado pela agência e Lucas, recém-alçado à condição de ídolo do São Paulo, finalizou negociações com Fenômeno, o que vai resultar na assinatura da parceria nos próximos dias. Paulo Henrique Ganso, também do Santos e para muitos o provável camisa 10 da Seleção na Copa de 2014, se reuniu há alguns dias com Ronaldo, mas o acerto ainda não veio – segundo ambos, é apenas uma questão de tempo. Não é exagero dizer, portanto, que a constelação de craques angariada pela 9ine faz do Fenômeno o novo dono do futebol brasileiro. “A 9nine tem um conceito de exclusividade, o que significa trabalhar apenas com atletas de ponta”, diz o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.

img.jpg
NEYMAR
Segundo Fenômeno, nenhum atleta brasileiro tem o
potencial de marketing de Neymar, craque do Santos

Ronaldo não está sozinho no projeto. Tem a seu lado, como sócios, a WPP, maior grupo de comunicação do mundo, e Marcos Buaiz, empresário da noite (Ronaldo e WPP detêm, cada um, 45% do total das ações e Buaiz ficou com os outros 10%). Segundo Fenômeno, a 9ine não tem nada a ver com as agências e empresários que fazem as transações entre clubes e atletas. Ele diz que a 9ine apenas gerencia as imagens dos jogadores e capta patrocínios para eles. “Somos parceiros dos agentes e não vamos atuar na mesma área que eles”, diz o craque. “Nosso objetivo é potencializar a carreira do jogador.” É fácil entender. Se o Barcelona quiser contratar Neymar, vai procurar o empresário do atacante, e não Ronaldo. Este, por sua vez, está empenhado em conseguir contratos de patrocínio para Neymar e, obviamente, ganha um percentual toda vez que um negócio é fechado.

img2.jpg
LUCAS
O jovem talento do São Paulo, que brilhou em sua primeira partida
pela Seleção, finalizou há alguns dias as negociações com Ronaldo

A investida de Ronaldo provocou certo alvoroço no meio. Muitos empresários se sentiram ameaçados pela presença de uma figura da estatura do Fenômeno na área em que atuam. O ex-goleiro da Seleção Gilmar Rinaldi, um dos agentes de jogadores mais influentes do Brasil, chegou a insinuar que Ronaldo aliciou o atacante Adriano e a contratação dele pelo Corinthians foi feita à sua revelia (Adriano é há muitos anos agenciado por Rinaldi). Em sua defesa, Ronaldo diz que é amigo de longa data de Adriano e, graças à sua boa relação com o Corinthians, aproximou o jogador do clube. “O Adriano tem uma grande história no futebol e seria ótimo tê-lo na 9ine”, diz Ronaldo. “Mas ainda estamos estudando a melhor forma de trabalharmos juntos.” Outro importante empresário do futebol, Wagner Ribeiro, adotou postura diferente. Perspicaz, tratou de se aproximar do Fenômeno em vez de arranjar confusão com uma figura tão influente. Há duas semanas, Ribeiro assinou um contrato para que a 9ine gerencie as imagens dos cerca de 50 jogadores que estão sob as suas rédeas. “A 9ine vai complementar o meu trabalho como agente”, diz Ribeiro. “Seremos grandes parceiros.”

img1.jpg
GANSO
Paulo Henrique Ganso, para muitos o camisa 10 ideal da Seleção, se reuniu recentemente com
Ronaldo e também deve ter sua imagem administrada pelo maior artilheiro da história das Copas

Ronaldo tem grandes ambições para a nova empresa. Reconhecido e respeitado em diversos países, ele pretende trazer para a companhia craques do futebol mundial. Um deles, o holandês Seedorf, do Milan, negocia sua transferência para o Corinthians. Nesse caso, Ronaldo atuaria de fato como agente, contrariando o discurso de que a 9ine é apenas uma consultoria de marketing. Estrelas de outras modalidades estão em sua mira. O lutador Anderson Silva, campeão do UFC (Ultimate Fighting Championship), integra o portfólio da 9ine. A parceria já rendeu frutos para o atleta. Há alguns dias, a Bozzano, que pertence ao grupo Hypermarcas, passou a patrocinar Silva. Trata-se de um exemplo da força de marketing de Ronaldo – ele próprio havia feito a aproximação entre a empresa e o Corinthians. O mundo corporativo também está nos planos do craque. A Ambev, que o manterá sob patrocínio até pelo menos 2016, está perto de fechar com a 9ine e, na quarta-feira 27, a GSK, dona de marcas como Eno e Scott, contratou a agência de Ronaldo. Tudo isso prova que ele continuará a ser um fenômeno do marketing por muitos anos.