Cultura

O rei e as mulheres

Ao completar 70 anos, Roberto Carlos, cantor de tantas musas, rompe o isolamento afetivo e assume na vida real o galanteador que sempre foi nas canções

O rei e as mulheres

Com fotografias desde quando Roberto Carlos tinha 3 anos de idade, mostramos em vídeo as mudanças estéticas pelas quais o cantor passou. E comentamos o quanto o visual acompanhou a sua evolução musical:

IstoE_RobertoCarlos1_255.jpg

 

 

Confira vídeos com imagens raras do Rei. Há a sua participação no filme “Minha Sogra É da Polícia”, cantando no programa “Show do Dia 7”, fazendo uma versão ieieiê de “Coimbra” e dividindo o microfone com Tom Jobim:

IstoE_Roberto2_255.jpg

 

 

img.jpg

img1.jpgimg2.jpg
ELOGIOS
A cantora Paula Fernandes (abaixo) e a passista Raíssa: meninas dos olhos do Rei 

Roberto Carlos tem várias manias, mas a de flertar publicamente nunca foi uma delas. Pelo contrário – ele sempre fez questão de esconder os seus romances. Aos 70 anos, completados na terça-feira 19, o cantor decidiu “virar o disco” e parece ecoar uma canção de sua melhor época de galanteador: “Pode vir quente que eu estou fervendo.” No Carnaval carioca, por exemplo, ele aproveitou a emoção de ser homenageado como enredo da escola campeã, a Beija-Flor, e não se conteve: cortejou a rainha de bateria, Raíssa de Oliveira, 20 anos. Num dos ensaios na quadra da agremiação, mesmo sabendo que estava cercado de cinegrafistas e fotógrafos, a abraçou e cochichou em seu ouvido algo que, para quem viu a cena, seria um “eu te amo”. Ao desmentir um romance, o Rei emendou: “Ela é linda e maravilhosa.” A moça, claro, deu corda: “Ele é um homem romântico e muito carismático, daqueles que toda mulher gostaria de ter.”

img4.jpg
ALARME FALSO
A nutricionista paraibana Rachel Ruiz, em foto de camarim: “Quem me dera ser namorada dele”

Outra novata na corte, a cantora sertaneja Paula Fernandes, 25 anos, foi alvo de especulação sobre um suposto envolvimento com o cantor, affair que ele também nega. O rumor foi desencadeado após Roberto Carlos ter se derramado pela mineira no especial de Natal da Rede Globo. Questionado, piorou a situação: “Quem não a namoraria?” Paula não viu nisso uma declaração: “Ele foi elegante na resposta. É natural que as pessoas pensem que houve algo entre nós. Ele foi extremamente afetivo comigo”, afirmou a jovem à ISTOÉ. Longe dos palcos e dos holofotes, a nutricionista paraibana Rachel Ruiz, 33 anos, também teve seus minutos de fama como candidata ao trono. Tudo porque tirou fotos com o cantor no camarim dele em duas oportunidades – e as postou em redes sociais. “As pessoas fizeram brincadeira, disseram que eu era parecida com a Maria Rita e inventaram esse namoro. Quem me dera ser namorada do Roberto Carlos”, disse. Como tem o hábito de esconder os relacionamentos antes de assumi-los, é natural que a curiosidade dos fãs se torne aguçada quando ele garante estar solteiro.

img5.jpg
DECLARAÇÃO
Com a passista Raíssa, na quadra da Beija-Flor: quem
viu os dois juntos garante que ele teria dito “eu te amo”

O cantor, contudo, admite que os tempos são outros. “Vivo de acordo com a época. Todo mundo tem direito ao que é bom”, disse, entre risos, ao ser questionado se “ficava”. Em outra ocasião, deu a entender que um de seus maiores medos é perder o desejo sexual: “Em primeiro lugar, tenho medo da calvície. Em segundo, da velhice. O terceiro medo não vou contar, vocês imaginem o que quiserem. Deus me livre e guarde.” Vaidoso, o Rei cuida muito bem dos cabelos, faz plástica e se mantém em forma – e não aparenta a idade que tem. Em seus shows, os adjetivos que lhe são dirigidos são de corar “a candinha”. Candidatas a rainha, definitivamente, não faltam.

img3.jpg
DUETO DE NATAL
Para Paula Fernandes, Roberto foi elegante em seu galanteio

Foi sempre assim. O relacionamento com a atriz e agora deputada estadual Myrian Rios, 52 anos, foi mantido em segredo no início. Eles se conheceram na ponte aérea entre o Rio de Janeiro e São Paulo, em 1977, e, segundo ela, só se envolveram após o término da união dele, dois anos depois, com a primeira companheira, Cleonice Rossi, a Nice. “Ele estava separado havia menos de um ano, fizemos segredo para preservar a família, já que os seus filhos eram pequenos”, contou Myrian à ISTOÉ. A relação durou até 1989. Dois anos depois, ele começou a namorar Maria Rita Simões Braga, que conhecia desde a adolescência. Demorou também a assumir a relação. Ela chegava aos shows do Rei pela porta da frente, para despistar, e foi a única mulher com quem ele se casou no religioso. Após a morte de Maria Rita, em 1999, Roberto Carlos se fechou, pessoal e profissionalmente. Depois de repetir diversas vezes que a esposa seria sempre o grande amor de sua vida, o cantor teve seu nome associado ao de supostas namoradas, como a atriz Luciana Vendramini, 40 anos, e uma estudante de medicina paulista, a misteriosa Fernanda. “Não estou apaixonado, mas estou chegando lá”, declarou recentemente. A amiga Wanderléa, que foi um dia apontada como seu namorico, está na torcida: “Roberto é um romântico e amante inveterado, acredita no amor, que é o grande inspirador de suas belas canções”, disse à ISTOÉ. “Por isso, vamos torcer para que, como presente, ele encontre outro grande amor que o inspire muito e o faça feliz.” A propósito: Roberto, que há oito anos não lança um CD de inéditas, está compondo novas canções. Bom sinal.

img6.jpg

img7.jpg

 img8.jpg

Colaboraram Wilson Aquino e Rafael Teixeira