i111185.jpg

Sempre lembrado como um dos melhores discos de jazz de todos os tempos, o álbum Kind of blue, do trumpetista americano Miles Davis, ganha uma bem cuidada edição comemorativa de 50 anos. É uma caixa tripla: CD original com takes inéditos, CD com canções gravadas pelo quinteto de Davis um ano antes e DVD com os bastidores da criação do álbum. Entre as faixas bônus, o destaque é uma versão ao vivo de 17 minutos de So what, na qual os músicos se superam na improvisação. Na formação desse dream team do jazz estão John Coltrane no sax tenor, Cannonball Adderley no sax alto, Bill Evans no piano, Paul Chambers no baixo e Jimmy Cobb na bateria. É de Cobb a frase: "Esse é um disco feito no céu."

SHOW

Oasis no Brasil

i111186.jpg

Em sua terceira turnê pelo Brasil, a banda britânica Oasis se apresentará em quatro cidades, a começar pelo Rio de Janeiro (quinta-feira 7). Depois, São Paulo (9/5), Curitiba (10/5) e Porto Alegre (12/5).

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

O quarteto formado por Liam e Noel Gallagher, Andy Bell e Gem Archer mostrará músicas de seu novo CD, Dig out your soul, além de clássicos como Wonderwall, Supersonic e Live forever.

+ 5 músicos de jazz

i111187.jpg

CHARLIE PARKER
Saxofonista. Um dos criadores do bebop, estilo baseado na improvisação. Era conhecido por Bird, devido a composições como Yardbirds suite e Ornithology

JOHN COLTRANE
Saxofonista. Entre os seus maiores trabalhos está My favorite things, com standards da canção americana

CHET BAKER
Trumpetista e cantor. Um dos representantes do cool jazz, gravou My funny Valentine e Moonlight in Vermont

DIZZIE GILLESPIE
Trumpetista. Pioneiro do jazz de cores latinas, começou no bebop e ficou famoso pela irreverência

BILL EVANS
Pianista. Influenciado pelos compositores clássicos Ravel e Debussy, foi um dos músicos mais originais do jazz

DVD
Miséria em Berlim

i111188.jpg

Pela membrana fina dos ovos de répteis é possível enxergar o animal em gestação. É justamente esse o objetivo de Ingmar Bergman no filme O ovo da serpente: mostrar como nos anos 20 a Alemanha falida e mergulhada no colapso moral já preparava a chegada do nacional socialismo.


Nesse filme atípico de Bergman, David Carradine interpreta um trapezista alcoólatra que tem dificuldade de encontrar emprego em Berlim. Ele busca apoio em sua unhada (Liv Ullman), uma cantora de cabaré que se prostitui durante o dia.

LIVROS
O riso de Shakespeare

i111190.jpg

Uma das maiores especialistas na obra de William Shakespeare, a crítica de teatro Barbara Heliodora assina a tradução das dez comédias e dos quatro romances do segundo volume do Teatro Completo (Nova Aguilar, 1.600 págs., R$ 350) do dramaturgo inglês – romances, na verdade, eram peças com estrutura parecida com a das narrativas de aventura. Entre as comédias aparecem A megera domada e Muito barulho por nada. Péricles e A tempestade, último trabalho do escritor, foram reunidos entre os romances.

CINEMA
História bem real

i111191.jpg

Daniel Craig se despiu do uniforme de espião britânico para encarnar o refugiado judeu Tuvia Mandel no filme Um ato de liberdade, de Edward Zwick. A história se baseia em fatos reais ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial e narrados em livro homônimo pelo escritor Nechama Tec.

Em 1941, durante a perseguição dos judeus do Leste Europeu pelos nazistas, Tuvia e dois irmãos (Liev Schreiber e Jamie Bell) fogem da Polônia e se refugiam numa floresta na Bielorussia, decididos a vingar a morte de seus familiares.

Aos poucos, outros judeus se juntam ao grupo e formam uma coesa comunidade que busca sobreviver à implacável perseguição alemã.

AGENDA

DESFIGURAS

i111192.jpg


(Espaço Parlapatões, São Paulo, até 13/6) – O pintor inglês Francis Bacon, interpretado por Édi Botelho, é o tema dessa peça de Pierre Charras

HAPPY HOUR

i111193.jpg

(Teatro Jaraguá, São Paulo, até 12/7) – Juca de Oliveira conversa com a plateia sobre política e questões do dia a dia nesse monólogo de sua autoria

O LOUVRE E SEUS VISITANTES

i111194.jpg

(IMS, São Paulo, até 21/6) – 80 fotos de Alécio de Andrade com flagrantes colhidos no mais famoso museu do mundo


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias