Edição nº2488 18.08 Ver edições anteriores

Em campo

Por ordem de Alexandre Padilha, o Ministério da Saúde retomará em abril as ações para eliminação da hanseníase

Saúde
Em campo

BOECHAT-ABRE-IE.jpg

 

Por ordem de Alexandre Padilha, o Ministério da Saúde retomará em abril as ações para eliminação da hanseníase. Entre 2003 e 2007, com agressiva estratégia de descentralização do diagnóstico e tratamento, o Brasil quase acabou com a doença, que tem cura. O corpo mole de algumas entidades que recebiam do governo e repasses de dinheiro de ONGs europeias atrapalhou
a vitória. A meta agora é acabar com o problema até 2015.

 

 

Justiça
Dança das togas

Um problema imobiliário mobiliza as cortes de Justiça, em Brasília. Com a nova sede do Tribunal Superior Eleitoral quase pronta, Cezar Peluso, presidente do STF, quer abrigar o Conselho Nacional de Justiça no prédio hoje ocupado pelo TSE. A ideia tem o aval de ministros do Supremo, incomodados com o CNJ instalado nas dependências da corte. Mas um acordo de 2005, assinado pelo ex-presidente do STF Carlos Velloso deu para o Tribunal Regional Federal o prédio do TSE. E o TRF quer fazer valer o escrito.

Agricultura
Engarrafamento
Brasília deve ter grandes engarrafamentos na terça-feira 5. Entidades ligadas ao agronegócio se mobilizam para uma megamanifestação na capital a favor da aprovação do novo Código Florestal. Como as vozes contrárias também são muitas…

 

 

Energia nuclear
“In loco”
Além da Procuradoria-Geral da República, o Congresso também enviará comitiva para inspecionar e depois debater a segurança das usinas Angra 1 e 2, além da 3, ainda em construção. Os senadores Lindberg Farias (PT) e Cristovam Buarque (PDT) lideram no Legislativo o grupo dos que exigem mudanças na forma de gestão das unidades.

 

 

Copa 2014
Contra o impedimento

BOECHAT-02-IE.jpg

 

Embora o governo tenha reagido firme às declarações de Joseph Blater, presidente da Fifa, sobre os preparativos para o Mundial de 2014, a presidente Dilma Rousseff tem feito cobranças duras sobre a agilização dos preparativos. As preocupações do governo estão mais centradas na construção dos estádios, nas reformas dos aeroportos e na segurança pública. Ou seja, em tudo.

 

Estatais
Passou a régua
O fundo de previdência privada dos funcionários de empresas públicas do setor (Nucleos) vendeu o prédio da estatal INB, Indústria Nucleares do Brasil, responsável por fabricar o combustível que gera energia para fazer Angra funcionar. A INB não demonstrou interesse em comprar a unidade. O novo proprietário deu 90 dias para todos os ocupantes irem para a rua.

 

Automobilismo
De cara nova

BOECHAT-03-IE.jpg

 

O paulista Victor Guerin estreia em maio na Fórmula 3 italiana com a meta de ganhar o título de novatos e, com ele, a chance de ouro de pilotar uma Ferrari de Fórmula 1 no final do ano. Nesta pré-temporada, Guerin não desperta atenção só nos treinos: o seu material fotográfico de divulgação é feito por Valeria Zoppello, ex-noiva de Dinho, líder dos Mamonas Assassinas, banda que causou furor até o trágico desaparecimento em acidente aéreo, em 1996.

 


Qualidade
No laboratório

BOECHAT-04-IE-2160.jpg

 

Caberá ao Inmetro a tarefa de desenvolver os padrões (Material de Referência Certificado – MRC) para o biocombustível para aviação que o Brasil e os Estados Unidos desenvolverão, no rastro de um acordo assinado entre Barack Obama e Dilma Rousseff.  O instituto fez indicadores equivalentes para o bioetanol e o biodiesel, o que permite aos dois produtos terem aceitação no mercado internacional.

 


Portos
Entrou em campo

BOECHAT-05-IE-2160.jpg

 

A Procuradoria Geral da República será acionada pelo STF para se manifestar no inquérito aberto em São Paulo, sobre denúncias de propinas pagas por empresários que atuaram no Porto de Santos, no final dos anos 90. Aparecem nos relatórios os nomes do ex-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo, Marcelo Azevedo, e de Michel Temer, entre outros. Por ter o vice-presidente da República foro privilegiado, o juiz federal de Santos transferiu o caso para o Supremo.

 

 

Religião
Político de fé
Na missa em memória de José Alencar, na quarta-feira 30, em Brasília, o presidente da Câmara, Marcos Maia, revelou faceta desconhecida de boa parte do público. Ficou todo o tempo com um terço na mão, repetindo em baixo tom todas as rezas. Como católico praticante, passou no teste.

 

 

Igreja
Campo fértil
Novo arcebispo do Haiti, dom Guire Poulard tomou posse no cargo se impondo sacrifício. Fã da agricultura, ele vivia numa chácara a 100 km de Porto Príncipe onde cultivava 22 tipos de banana e 30 de manga. Agora, residirá numa modesta casa doada pela Cáritas Brasileira, dividindo espaço com outros 12 religiosos.

 

Medicina
Entre eles

O tradicional núcleo de oncologia do Hospital Sírio-Libanês, à frente os professores Antônio Buzaid, Fernando Maluf e Ryad Yunes, mudou-se com estetoscópio e tudo para a Beneficência Portuguesa. O que se diz entre os médicos é da existência de divergências administrativas entre o grupo e Paulo Hoff, aliás, o oncologista que cuidou do ex-vice presidente José Alencar.

 

 

Mineração
Ponto de discórdia

Em que pese a paralisação, no Pará, do processo que visava declarar a caducidade do direito da Vale sobre a Mina de Carajás, o Departamento Nacional de Produção Mineral mantém mão de ferro sobre a empresa. Não foi arquivada a cobrança legal do que o DNPM considera o passivo da mineradora desde 1992, pelo uso comercial de nossas reservas minerais: cerca de R$ 4 bilhões. Para a Vale, a conta está supervalorizada.

 


Polícia Rodoviária Federal
Pé no freio

É tenso o clima na Polícia Rodoviária Federal. Nomeada pelo ministro José Eduardo Cardoso para chefiar o órgão, Maria Alice Nascimento Souza é vista com luz amarela por 23 dos 24 sindicatos de servidores da casa. Sua indicação teria partido de Hélio Derene, em cujos oito anos de administração, os policiais afirmam, a instituição pouco avançou.

 

 

Música
Na intimidade de Chopin

BOECHAT-06-IE-2160.jpg

 

Considerado um dos maiores intérpretes de Chopin, o brasileiro Alvaro Siviero fará um recital inédito no sábado 2, no Mosteiro de Cartoixa, a 16 quilômetros de Palma de Mallorca.  Ele será o primeiro pianista no mundo a tocar no quarto 4, que a Justiça espanhola declarou como o sendo o local onde Chopin morou no inverno de 1838. Até o início deste ano jurava-se que o artista polonês teria vivido no dormitório 2. A exibição única reabre o Museu Chopin, que funciona no local.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.