Edição nº2488 18.08 Ver edições anteriores

Soou o apito

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, entregará no mês que vem – dia 19 a princípio – ao Tribunal de Contas da União todo o projeto executivo de reforma do Maracanã

Copa 2014
Soou o apito

BOE-01-IE.jpg

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, entregará no mês que vem – dia 19 a princípio – ao Tribunal de Contas da União todo o projeto executivo de reforma do Maracanã para a Copa do Mundo. É a partir desse dossiê que se saberá com precisão o custo de modernização do estádio e vai ser montado um cronograma de liberação de verba federal para as obras. O quebra-quebra até aqui no Maracanã foi com grana do governo estadual.

 

Cinema
Na telona

BOE-05-IE.jpg

Aproveitando a estada do americano Monty Robert no Brasil – ele será uma das estrelas da festa de 100 anos da Hípica de São Paulo neste fim de ­semana –, o banqueiro Eduardo ­Moreira, ex-Pactual, conversou com o cowboy de 78 anos, interessado em fazer um filme sobre a vida do criador do método Doma Gentil para domesticação de cavalos. A técnica, aliás, inspirou um longa-metragem de Robert Redford, em 1998. O projeto agora é biográfico.

 

 

 

Anistia
Internacional
A  caminho Se não houver mudança de última hora, São Paulo sediará o escritório brasileiro da Anistia Internacional. Na segunda quinzena de maio o secretário-geral da entidade, Salil Shetty, virá ao País tratar do assunto. Aproveita para firmar parcerias, manter contatos com os governos federal e estaduais e orientar a seleção de pessoal para a unidade.

 

 

Imposto de Renda
Sem sentido
Há um anacronismo no formulário do Imposto de Renda 2011. Na parte relativa aos “bens e direitos”, o contribuinte pode incluir como patrimônio uma linha telefônica (item 26). Sem fazer muita conta, trata-se hoje de algo que vale tanto quanto uma escova de dentes.

 

 

Caixa
Rio – Lisboa

BOE-06-IE.jpg

Na semana passada, quando amadurecia no Rio de Janeiro a ideia de deixar a presidência da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho mostrou ter algo em comum com Eike Batista. Ambos chegaram no sábado 19, à noite, na padaria Rio – Lisboa, no Leblon. E não foi no número de seguranças – ele com três e ela só. Foi na compra de pães e guloseimas e no dar gorjeta ao violeiro que toca na porta do estabelecimento nos finais de semana. A contribuição de cada um só o agraciado é capaz de informar.

 

Meteorologia
Olha a chuva!
Começa em abril, pelo Ceará, um megaprojeto para investigar por que a chuva está tão desregulada no Brasil. A pesquisa coordenada pela CPTEC/Inpe em sete regiões com diferentes padrões climáticos quer melhorar os modelos de previsão e estimativas de precipitações pluviométricas. O alvo maior serão as nuvens “quentes”, associadas às chuvas fortes e contínuas. Os dados orientarão as especificações do satélite brasileiro que fará parte do programa Medidas Globais de Precipitação, liderado pelos EUA (Nasa) e Japão (Jaxa).

 

Meteorologia 2
Vem toró
E por falar em clima, os modelos de monitoramento do País, mesmo sem a precisão desejada, apontam que vai chover pesado no norte da região Nordeste, entre maio e julho. A população que vive em nove municípios sofrerá bastante com as cheias previstas.

 

Política
O parlamentarista

BOE-04-IE.jpg

José Sarney pode não ter confessado em sua biografia a Regina Echeverria, mas na Presidência da República ele se manifestou parlamentarista. Quem diz é o ex-porta-voz do Planalto Frota Neto, em livro que escreveu sobre o senador. “Sarney falou sobre o regime e sondou para primeiro-ministro Mario Covas e José Richa. Seria o parlamentarismo, com o mandato presidencial de seis anos (sem reeleição)”, atesta o jornalista, lembrando: “Sarney afirmava que o parlamentarismo tem, em si mesmo, antídoto contra crises políticas.”
O autor negocia com editoras a publicação da obra.

 

Golpe
Não tem moleza
Um novo flanco está sendo atacado pelos falsificadores de obras de arte e antiguidade. São os leilões promovidos por guarda-móveis. Entre os lotes de objetos confiscados de locatários inadimplentes estão sendo infiltrados quadros atribuídos a autores valorizados como, por exemplo, Di Cavalcanti. Os incautos que acham estar diante de uma oportunidade caem no golpe ao arrematar os lotes.

 

Controladoria
ABC contra a corrupção

BOE-02-IE.jpg

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, recebeu na última semana um grupo de dirigentes da Fundação One, criada e dirigida pelo líder da banda U2, Bono Vox. A ONG do pop star, que intermedeia doações mundiais para populações pobres da África, veio conhecer iniciativas da CGU na prevenção e combate à corrupção, para utilizá-las blindando contra desvios o fluxo de doações que consegue.  

 

Combustíveis
Motor desligado
Abacaxi no horizonte do mercado de combustíveis. Motoristas de ­caminhões-tanque que abastecem 80% dos postos pretendem entrar em greve nos próximos dias por melhor remuneração. As empresas ­donas das frotas põem a culpa nas distribuidoras, especialmente a ­Petrobras, que se recusam a reajustar o valor do frete. O carregamento de querosene de aviação será o primeiro alvo da paralisação.

 

Advocacia
Pano de fundo

BOE-03-IE.jpg

A Paramount Pictures acaba de comprar os direitos de “Código da Vida”, livro de memórias do ex-ministro da Justiça Saulo Ramos. E tem pressa de ver a obra no cinema. Tanto que encomendou a Braulio Mantalvani (“Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”) e Carolina Kotscho (“Os Dois Filhos de Francisco”) roteiro baseado em trecho da obra. A história é a do cliente em desespero pedindo ajuda para se defender da acusação de ter violentado o casal de filhos por anos. Provada a inocência, com os adolescentes ao lado, o empresário passou ainda a cuidar da ex-mulher e autora da falsa denúncia, cuja esquizofrenia foi diagnosticada pelos médicos.

 

Economia
Rota de colisão
Choque a caminho no governo. O Ministério da Fazenda e a Casa Civil estão vendo com bons olhos o projeto de lei do Senado que concede anistia para que recursos financeiros que brasileiros possuem no Exterior, não declarados ao Fisco, sejam trazidos de volta ao País. Mas o Ministério da ­Justiça, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, tem outra opinião. A proposta causará graves danos ao sistema nacional de combate à corrupção, lavagem de dinheiro e ao crime organizado, além de afrontar a imagem do Brasil no mundo.

 

Segurança Pública
Contra a vida
Nos últimos sete anos houve um suicídio por dia no Estado do Rio de ­Janeiro, diz o sociólogo Glaucio Soares, que dirige pesquisa sobre o assunto para o Instituto Estadual de Segurança Pública/Uerj. Mas, se impressionam as dez mil mortes ocorridas por essa causa desde 1980, a taxa se mantém estável com o passar dos anos. O trabalho em curso subsidiará a adoção de programa para reduzir o problema, mais incidente entre idosos.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.