chamada.jpg

 

Todo ano é a mesma coisa. Semanas antes do Carnaval, pipocam os sambas-enredos e as mulatas da hora requentam a programação das emissoras de tevê. Felizmente, em meio a tão pouca originalidade, aparecem as boas-novas. Como o time de 20 estreantes selecionados no projeto “Abre Alas”, a já tradicional exposição de abertura de atividades da galeria A Gentil Carioca. Entre os destaques da sétima edição do evento, os trabalhos da jovem fotógrafa carioca Julia Pombo e do músico experimental Siri (foto).

A curadoria este ano ficou a cargo do trio Daniela Name, Bernardo Mosqueira e Bob N., a partir de um método de seleção equivalente a um autêntico baile de máscaras: com a identidade dos candidatos mantida em segredo. “Decidimos trazer um mix de críticos, curadores e artistas, para que o crivo de seleção não passasse só pela galeria. Primeiro analisamos os trabalhos enviados, mas sem revelar  a autoria. O artista correspondente só é descoberto depois que as obras estão selecionadas”, afirma Laura Lima, artista e uma das diretoras da galeria ao lado de Marcio Botner e Ernesto Neto.

Além de receber artistas brasileiros iniciantes ou sem representação em galerias, ao longo dos anos o projeto passou também a abrigar trabalhos de artistas estrangeiros. Questionada sobre a característica dessa nova geração que participa da exposição, Laura Lima é categórica: “Sentimos que os artistas estão menos dependentes e mais gestores de si mesmos. Sabem se apresentar e fazer um portfólio de qualidade.” A exposição “Abre Alas” já revelou nomes que hoje são destaques na arte brasileira e internacional, como Mariana Manhães, Gustavo Esperidião e a inglesa Rachel Reupke. Este ano, o evento terá uma novidade. No dia do lançamento do catálogo, em 7 de março, durante o Carnaval, a galeria irá promover um desfile, com direito a concurso de fantasias. Para participar, basta comparecer com sua fantasia mais original.
 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias