Ética
Ainda não

BOECHAT-ABRE-IE.jpg
É remota a possibilidade de a Comissão de Ética da Presidência da República decidir o caso Erenice Guerra, em sua primeira reunião do ano, na segunda-feira 7, em Brasília. A ex-ministra já apresentou defesa na ação que investiga a existência de um lobby dentro da Casa Civil para obtenção de verbas em órgãos públicos. Mas na quinta-feira 3 faltavam ainda alguns documentos para o conselheiro Fábio Coutinho concluir seu relatório. Mesmo fora do cargo, Erenice pode receber “censura pública” da comissão.

Economia
Detalhes

Ao contrário da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a autoridade do mercado de capitais português pediu esclarecimentos à Petrobras sobre o interesse da estatal em adquirir 25% das ações da italiana Eni na portuguesa Galp Energia. O negócio dá direito à participação no pré-sal da Bacia de Santos, entre outras vantagens. Oficialmente, a Petrobras não toca no assunto e muito menos diz se ofereceu ou não os alegados 3,5 milhões de euros pela participação acionária da companhia.

Serviço público
Troca de direção

Sindicatos da Polícia Rodoviária Federal pedirão ao ministro José Eduardo Cardozo que tire Hélio Derenne do comando da PRF. Alegam que um novo diretor-geral teria condições de trabalhar mais para a categoria. Ao ministro da Justiça também levarão pedido de aumento salarial.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Copa do Mundo
Dona da bola

BOECHAT_03_IE-2152.jpg

Não haverá disputas no primeiro escalão. O Ministério da Justiça é quem irá centralizar no governo federal as ações de segurança pública para a Copa do Mundo de 2014. Numa administração onde as mulheres estão de bola cheia, a coordenação caberá à Regina Miki, secretária Nacional de Segurança Pública. Prevenir atos de violência entre torcedores, preservar instalações esportivas e treinar policiais e garantir a paz das delegações são alguns desafios a serem enfrentados.

Imóvel
Extrapolou

Respondendo a várias ações no STF, o ex-governador de Roraima Neudo Campos acaba de sofrer uma derrota na Justiça Federal. O juiz Helder Girão mandou demolir a casa do político, em Pacaraima. O imóvel de dois andares que também ocuparia reserva indígena foi construído a 18 m da fronteira com a Venezuela – o limite legal são 30 m. A ação foi instaurada em 2007, a partir de denúncia do governo Hugo Chávez.

Política
A toque de caixa

BOECHAT_02_IE-2152.jpg

 

Derrotado na eleição para o Senado por Mato Grosso em outubro passado, o ex-deputado Carlos Abicalil encerrou mandato na segunda-feira 31. Mas a estrela petista não brilha nas listas de desemprego. Foi nomeado secretário de Educação Especial do MEC, com direito a contracheque de DAS 6, um dos mais cobiçados no serviço público federal. Na época da CPI dos Correios, Abicalil fazia eloquentes negativas da existência do Mensalão.

Saúde
Agora vai

Os transplantes de fígado no Rio de Janeiro serão retomados na próxima semana. O Ministério da Saúde autorizou que tais operações sejam feitas no Hospital Quinta D’Or, da rede privada, localizado em São Cristóvão, bairro da zona norte. O Hospital de Bonsucesso, federal, era o único conveniado do SUS no Estado para transplantes. Mas o serviço parou no mês passado, quando o último anestesista da equipe se demitiu.

Rio
Lixo solidário

BOECHAT-04-IE-2152.jpg

 

O governo fluminense negocia com a CSN e com a CSA a compra dos automóveis destruídos pelas enxurradas que arrasaram a região serrana do Estado do Rio. Só Teresópolis amontoa 350 num depósito municipal. A intenção é empregar mão de obra da cidade no desmonte da frota para reciclagem, que levará meses, e com isso injetar dinheiro extra na economia local.

Bancos 1
Aplauso palaciano

BOECHAT-05-IE-2152.jpg

Chefe da Casa Civil do Planalto, o ministro Antônio Palocci acompanhou de lupa a venda do Banco PanAmericano para André Esteves, número 1 do BTG Pactual. E torceu, no governo, para que as negociações chegassem a bom termo, como ocorreu. Os dois, aliás, se conhecem há tempos.

Funcionalismo público
Demissão confirmada

Ex-superintendente Nacional de Produtos da CEF, Flávio Pin acaba de ter negado pedido de reintegração ao banco. A decisão foi do juiz Jonathan Jacob, da Justiça do Trabalho. Em 2008, a Controladoria-Geral da União mandou demitir Pin da Caixa, depois que ele foi flagrado negociando propina com empresários, em escutas telefônicas no rastro da Operação Navalha.

Arte
Maravilhosa cidade


Apreciadíssimo em Miami, o pintor Romero Brito pode vir a ser o próximo artista plástico a dividir espaço com as belezas naturais do Rio. A prefeitura carioca estuda proposta para instalar nas ruas do bairro uma escultura sua em homenagem à Garota de Ipanema. A crítica especializada, que jamais gostou dos trabalhos “infantis” de Brito, está de cabelo em pé.

Bancos 2
Mais da metade

O banqueiro Ivo Lodo prepara-se para assumir o controle integral do Banco BVA. Já com 50% das ações, ele assumirá a fatia majoritária, comprando parte do que ainda pertence ao seu sócio, José Augusto Ferreira dos Santos. A instituição, que planeja estrear na bolsa em 2012, encerrou o ano passado com patrimônio líquido acima de R$ 500 milhões.

Combustível 1
Mapa da fraude

A Receita Federal mapeou a sonegação no mercado brasileiro de etanol. São Paulo, pelo volume, e Paraná, pela intensidade, ganharam alfinetes vermelhos. Proporcionalmente, o Estado sulista lidera a maracutaia. Distribuidoras em nome de laranjas estão surrupiando milhões em impostos. Todas contam com políticos amigos, Justiça complacente e fiscais solidários.

Combustível 2
Sete dígitos

As distribuidoras em dia com o Leão querem que o governo deflagre uma ofensiva moralizadora no setor. Afinal, a carga tributária no etanol supera 30% – e quem sonega vende o produto a preços irreais. Alísio Vaz, próximo presidente do Sindicom, o sindicato das empresas do setor, estima a perda fiscal em mais de R$ 1 bilhão por ano.

TV
Na telinha

BOECHAT-06-IE-2152.jpg
Bonita, rica, de família tradicional e dona de um dos mais lidos blogs de moda e comportamento do País, a paulistana Lala Rudge, 21 anos, vai estrear na televisão. Foi convidada e aceitou ser colunista fixa do programa de Otávio Mesquita, na Band. “O Luciano Huck também começou comigo”, lembra o apresentador. “Quando vi a Lala tive a mesma sensação de sucesso.” 

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias