Edição nº2480 23.06 Ver edições anteriores

Festa de togas

Em seu primeiro ano de governo, Dilma Rousseff vai nomear um ministro para o Supremo Tribunal Federal

JUSTIÇA
Festa de togas

BOECHAT-ABRE-IE-2151.jpg

Em seu primeiro ano de governo, Dilma Rousseff vai nomear um ministro para o Supremo Tribunal Federal e outros seis para o Superior Tribunal de Justiça. Nenhum presidente, desde o governo militar, chegou a tanto. Aliás, no STJ as designações poderão chegar a sete, caso o ministro Luis Fucks seja guindado, como deseja, ao STF, na vaga aberta com a aposentadoria de Eros Grau.

 

JUSTIÇA 2
Aliás…

e por falar em tribunais superiores, a primeira sessão do STJ, na terça-feira 1o, depois do recesso de fim de ano, promete pegar fogo. Os ministros vão se debruçar sobre as listas sêxtuplas enviadas pela Ordem dos Advogados do Brasil, para compor a corte. Muitos nomes propostos pela entidade estão sendo questionados pelos ministros. Além de candidatos com pouca idade, há quem diga ter até indicado com anotação penal na ficha.

 

AGRONEGÓCIO
Regra nacional

Na quinta-feira 27, em São Paulo, reuniu-se pela primeira vez o grupo especial criado na órbita da Associação Brasileira de Normas Técnicas, para fixar novos critérios de medição da qualidade da cana-de-açúcar. Plantadores de cana e indústrias do setor sucroalcooleiro estão com voz no comitê.

 

MINEIRAIS
Investimento seguro

No ano passado, o Departamento Nacional de Produção Mineral recebeu 20.982 pedidos de pesquisa. O número é 30% superior ao de 2009. Levantamentos geológicos básicos retomados pelo governo federal e a alta nos preços das matérias-primas levaram empresas nacionais e estrangeiras a ter grande interesse na exploração de reservas minerais no País.

 

TELECOMUNICAÇÕES
Aqui e lá

BOECHAT_02_IE-2151.jpg

 

No emaranhado que é a participação acionária em empresas de telefonia celular, a Oi firmou interesse em adquirir 10% dos papéis da Portugal Telecom. Pedro Jereissati, um dos principais acionistas do bloco de controle da companhia brasileira pelo Grupo La Fonte, esteve nos últimos dias em Lisboa, tratando da negociação.

 

DIREITOS HUMANOS
Mapa da discriminação

Criada no apagar das luzes do ano passado, a Frente Paulista contra a Homofobia fará no dia 19 de fevereiro sua primeira manifestação pública. O local escolhido não foi por acaso: a avenida Paulista. Partindo da praça dos Ciclistas, os militantes irão até o número 777 da via, onde gays foram covardemente agredidos no mês passado. Aliás, a Frente tem como uma de suas metas fazer o mapa da homofobia do Estado de São Paulo, como os pontos de violência aos homossexuais.

 

AUTOMOBILISMO
Diante da tevê

boe.jpg

 

Sem uma escuderia para correr na Fórmula 1 e com os melhores times da stock car no Brasil com seus pilotos definidos para 2011, Bruno Senna tem como cenário mais realista de sua carreira passar por um período sabático. No staff de Senna, o engenheirochefe da Lotus, Mike Gascoigne, é apontado como culpado por ele ter perdido vaga na equipe ao mudar muitas vezes um contrato que se tinha como líquido e certo.

 

BRASIL
Índia fardada

BOECHAT-04-IE-2151.jpg

 

Acaba de ser incorporada ao Exército a primeira oficial índia das Forças Armadas do Brasil. É a tenente Silvia Waiãpi, da etnia que lhe dá o sobrenome. Nascida no Amapá, 33 anos, Silvia é formada em artes e fisioterapia, além de poeta e antiga militante das causas indígenas. Seu ingresso na carreira militar ocorreu por concurso, do qual participaram cinco mil candidatos.

 

CRIME
Xeque-mate 1

BOECHAT-02-IE-2151.jpg

 

Empenhados em apear Rodrigo Maia da presidência nacional do partido, parlamentares e outros caciques do DEM engatilharam um tiro de canhão na testa do deputado. Vão acusá-lo de falsificar atas de reuniões do Diretório Nacional para oficializar decisões de seu interesse. O ex-candidato à vice-presidência da República Índio da Costa seria o fiel depositário das provas documentais da fraude.

 

MÚSICA
Viva ele!

Pelo segundo ano seguido Heitor Villa-Lobos foi o brasileiro cujas músicas mais tocaram no exterior em 2010. A notícia animou o Bloco Feitiço do Villa, que desfilará no dia 5 de março no Carnaval carioca. A bateria mistura clássicos instrumentos sinfônicos com cavaquinho e percussão. E o puxador do samba é um cantor lírico. Já os foliões são estudantes de música.

 

BANCOS
Cliente especial

O juiz Flavio Citro, do 23º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro , acaba de condenar o Banco Itaú a indenizar (dano moral) em R$ 5 mil Kátia de Souza Lima. Deficiente visual, ela terá cartão bancário, extratos, faturas e comprovantes de transações com linguagem em braile. A instituição terá que adaptar os caixas eletrônicos aos cegos – ao menos na agência da autora.

 

CASTIGO
Xeque-mate 2

Se provado, o delito cometido pelo fi lho do ex-prefeito César Maia pode custar-lhe o mandato. Os adversários mais radicais de Rodrigo Maia já falam em pedir contra ele a instauração de processo por quebra de decoro, cuja pena máxima é a cassação.

 

CINEMA
Ponte aérea

Diretor de “Lixo Extraordinário”, ao lado de Lucy Walker e Karen Harley, o cineasta João Jardim estava de férias em Foz do Iguaçu, com a mulher, Carla Camuratti, quando soube que o documentário disputará uma das estatuetas do Oscar 2011. Surpreso e feliz antecipou para sexta-feira 28 o retorno ao Rio de Janeiro. Mas não sem antes estourar champanhe no Hotel das Cataratas, onde também tinha como companhia o casal Valéria e o maestro Roberto Minczuk (regente da OSB), mais os filhos.

 

POLÍCIA
Sem visto

A PF investiga quem são os cabeças de uma quadrilha que vem trazendo haitianos para o Brasil. Cerca de 200 pessoas já pagaram US$ 1 mil cada, pela viagem. A rota de Porto Príncipe até o Peru, o Equador ou a Bolívia é de avião. De um desses países o imigrante ilegal vem por terra, em geral sendo deixado no Acre (cidade de Brasileia) ou no Amazonas (Tabatinga). O combate aos coiotes está prestes a começar.

 

OEA
Briga boa

BOECHAT-03-2151.jpg

 

O Brasil vai indicar o ex-ministro Paulo Vanucchi para o Conselho Interamericano de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos. A eleição para quatro vagas acontecerá no dia 7 de junho e será disputadíssima. Já entram na briga o chileno Felipe Gonzalez, presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA; Guillermo Cochez, embaixador do Panamá na organização; a paraguaia Rosa Ortiz, do Comitê Mundial pelos Direitos da Criança; e Victor García, ex-ministro da Justiça do Peru. Uma das cadeiras era ocupada pelo pesquisador brasileiro Paulo Sergio Pinheiro.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.