img.jpg
ALÍVIO 
Alguns artigos são na forma de musse,
que contém água na formulação e é mais leve

 

A busca do bem-estar é um dos apelos mais sedutores da indústria de cosméticos. Neste verão, a novidade que sai dos laboratórios são os produtos que oferecem uma sensação refrescante ao serem aplicados sobre a pele. O efeito é obtido de duas maneiras. A primeira é a adição de plantas conhecidas por seu poder de transmitir frescor, como cânfora, eucalipto, hortelã, alecrim e verbena, a artigos para banho, hidratação e limpeza da cútis. Outro caminho é acrescentar substâncias químicas, a exemplo de pequenas quantidades de mentol, que é sintetizado a partir de um tipo especial de hortelã, a brava, encontrada apenas no leste do Himalaia e na Sibéria. Na opinião da médica Evani Araújo, professora de farmacobotânica no curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde, a estratégia faz sentido. “Sem dúvida, muitas plantas apresentam ação local ou indireta sobre a pele e ainda facilitam a penetração das outras substâncias ativas em um cosmético”, diz.

Há outra característica nesses cosméticos de verão. Para garantir a sensação de leveza que deve embalar o usuário, eles são oferecidos em texturas suaves. Em vez de cremes pesados, vêm no formato de gel, musses e sprays. “As versões na forma de musse, por exemplo, contêm água e são mais leves para os dias de calor do que os leites hidratantes”, diz a bioquímica Maya Maalouf, diretora de marketing da marca Anna Pegova.

O banho e o pós-banho são momentos estratégicos para explorar o aspecto refrescante. Por isso, é para esses momentos que está concentrada boa parte dos lançamentos. A Natura, por exemplo, investiu na mistura de uvas verdes e água de coco para criar a linha especial Tododia Verão, disponível até o final de fevereiro. São hidratantes para banho com enxágue e desodorante corporal para o pós-banho, desodorantes, sabonete em barra, creme esfoliante e hidratante para os pés. O Boticário apostou na combinação de eucalipto, alecrim e maçã nos sabonetes Acqua Frescor das Folhas e na deocolônia que leva o mesmo nome. A L’Occitane aproveitou o aroma relaxante da deliciosa verbena (cresce na região francesa da Provence) para criar a sua Mousse Verbena para Banho e o Ice Gel Verbena, que traz ainda óleos cítricos. A linha da Vyvedas, marca nova no País, oferece geleias esfoliantes para o corpo, creme para as mãos com filtro solar e hidratante corporal à base de litsea cubeba, nativa da Ásia e com efeito refrescante.

Na hora da limpeza facial, é possível recorrer às máscaras com ativos especiais. A Masque Purifiant Bio, da Anna Pegova, é indicada para as peles mistas ou oleosas, que em geral sofrem mais no calor. Ela é produzida com uma planta rara dos Alpes Suíços e leva também extratos de menta e lavanda. Há ainda a musse com chá verde e verbena e um gel relaxante para aliviar pernas inchadas feito com videira vermelha e óleo essencial de menta. Para arrematar os cuidados refrescantes, a Avon lançou os batons Cool Bliss, com 15% de água e extrato de hortelã na fórmula. Em cinco tonalidades, eles têm o cheiro gostoso da hortelã, sabor levemente adocicado e dão sensação geladinha nos lábios.

G_Plantas.jpg