Comportamento

Uma cidade com apenas 12 habitantes
Como uma jogada de marketing transformou a rotina de um pacato povoado medieval

Gustavo de Almeida
 

i76982.jpgUma incrível jogada de marketing transformou uma cidadezinha esquecida no interior da Espanha num sucesso. Isso aconteceu com a pequena e medieval Miravete de La Sierra, um município de 38 quilômetros quadrados a 300 quilômetros da capital Madri, e habitada por apenas 12 pessoas, todas com mais de 70 anos. O vilarejo, hoje famoso, vende ringtones para celular, wallpaper de computador e bonecos representando sua dúzia de moradores: Cristobal, Juan Sebástian, Providencia, Timoteo, Ascensión, Felix, Carmen, Angel, Palmira, Bernardo, Josefa e Faustina.

Como isso aconteceu? Simplesmente, a agência de publicidade Shackleton, de Madri, resolveu bombar um vilarejo qualquer para provar o poderio de uma associação de 31 tevês a cabo temáticas, a Conect. A idéia era mostrar que, com o uso dos canais segmentados, a mensagem publicitária teria um alcance surpreendente. Miravete foi escolhida ao acaso e um site www. elpuebloenelquenuncapasanada. com – foi criado, com o chamativo bordão "o povoado em que nada acontece", para mostrar o "nada" do lugar. Dois meses depois do lançamento, em setembro, o conhecimento que o espanhol tinha do pequeno povoado subiu em 489%. Os velhinhos caíram no gosto dos conterrâneos, cada vez mais curiosos para conhecer seus hábitos, e logo começou uma romaria de turistas ao local.

i76983.jpgEm apenas um mês, o site já havia recebido 324 mil visitas, e 251.719 usuários únicos e fixos. Os exultantes moradores agora dão autógrafos e faturam com a venda de todos os produtos. Cristóbal explica a principal melhoria que eles esperam dessa campanha toda: "Consertar o telhado da igreja centenária." Fora isso, querem se divertir. Quando se debate se eles não se sentirão invadidos mais à frente, Sebástian responde: "Se vierem ônibus cheios de turistas japoneses, aí sim, talvez seja exagerado."