Sebastian Vettel
Piloto de F-1
REVELACAO-ABRE-IE.jpg  

Sebastian Vettel é o mais jovem (23 anos) campeão mundial de Fórmula 1. No ano passado, nas pistas, superou talentos consolidados como Fernando Alonso, Michael Schumacher e Lewis Hamilton. No entanto, mais do que a velocidade e a habilidade de seus pilotos, a vitória de Vettel pela equipe Red Bull mostrou ao mundo uma façanha rara de ser vista nas corridas de automóveis. A ética prevaleceu sobre a “malandragem” protagonizada pelas maiores equipes de F-1 nos últimos anos. Em 2011, o alemão volta às pistas como um dos favoritos ao título e também ainda mais admirado pelos amantes do esporte disputado com respeito às regras.

 

Kate Middleton
Empresária
REVELACAO-02-IE.jpg  

Em 2010, a plebeia Kate Middleton, namorada há oito anos do príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, deixou de ser a “Waity Kate” (algo como Kate à espera, apelido cunhado pela imprensa britânica) para assumir a condição de futura rainha da Inglaterra. A moça, herdeira de uma empresa milionária de produtos para festas, foi pedida em casamento num hotel luxuoso no coração da selva queniana. Na ocasião, William a presenteou com um anel de diamantes e safira que pertenceu à sua mãe, a princesa Diana, morta em 1997. Em 2011 Kate entrará para a história como a primeira princesa plebeia em 600 anos, e mais tarde poderá se tornar a primeira rainha sem sangue real da história da Inglaterra. A festa do casamento, marcado para o dia 29 de abril, na Abadia de Westminster, em Londres, promete ser o acontecimento do ano na Europa e inspirar festas de casamento no mundo inteiro pela próxima década.

 

Carey Mulligan
Atriz
REVELACAO-03-IE.jpg  

Após ser indicada ao Oscar de melhor atriz pelo filme “Educação”, a britânica Carey Mulligan não parou mais de receber convites para atuar em produções importantes. Em 2010, ela trabalhou com os diretores Jim Sheridan, em “Entre Irmãos”, e Oliver Stone, em “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme”. Também foi festejada em ensaios fotográficos para revistas como a “Vogue” inglesa e a “Vanity Fair”e cotada para ser protagonista da versão americana do blockbuster sueco “Os Homens que Odeiam as Mulheres”. Carey esteve envolvida em pelo menos dois filmes que devem chegar aos cinemas em 2011: “Shame” e “Drive”. Para coroar a sua excelente fase, a atriz interpretará o clássico papel de Eliza Doolittle na refilmagem de “My Fair Lady”, que foi interpretado no passado por Audrey Hepburn.

 

Guilherme Leal
Empresário
REVELECAO-04-IE-2148.jpg  

Fundador da Natura, ele está na relação dos homens mais ricos do mundo, segundo o ranking da revista “Forbes”. Mas, em 2011, certamente influenciará por razões que extrapolam sua condição econômica. Depois de disputar a eleição presidencial compondo a chapa de Marina Silva, o empresário Guilherme Leal se convenceu de que é possível fazer da militância política uma causa nobre e decente. Terminada a campanha política, se tornou exemplo de que é viável conciliar desenvolvimento econômico e industrial com preservação do meio ambiente. Sob todos os aspectos, Leal terá voz ativa na política nacional.

 

Antonio Anastasia
Governador de Minas Gerais
REVELECAO-05-IE-2148.jpg  

Eleito com mais de 63% dos votos dos mineiros, Antonio Anastasia deixa de ser um político discreto para se tornar uma liderança nacional. Como secretário de Estado, foi o principal responsável pelo chamado “choque de gestão” realizado nos oito anos de governo do atual senador Aécio Neves. Com uma fórmula austera de controle dos gastos públicos, zerou o déficit estadual e foi capaz de tirar Minas Gerais do marasmo político em que se encontrava havia mais de duas décadas para novamente se tornar um centro de referência na política brasileira. Em 2011, à frente do governo mineiro, Anastasia ingressa no seleto grupo das novas lideranças nacionais ao lado de governadores como Eduardo Campos (PE) e Geraldo Alckmin (SP).

 

Dmitri Medvedev
Presidente da Rússia
REVELACAO-06-IE.jpg  

O presidente russo, Dmitri Medvedev, foi o principal artífice da vitoriosa campanha que culminou na escolha do país para sediar a Copa do Mundo de 2018. Agora ele tem dois desafios pela frente: preparar a Rússia para receber o evento esportivo mais importante do planeta (estima-se que serão necessários US$ 10 bilhões apenas em obras de infraestrutura) e organizar sua candidatura às eleições presidenciais de 2012. Medvedev se tornou um líder admirado globalmente ao modernizar a economia de uma nação que detém o oitavo maior PIB do mundo. Em 2011 ele deve aumentar sua esfera de influência: quer provar que é capaz de alçar voo próprio, se distanciando do primeiro-ministro Vladimir Putin, seu provável rival na candidatura presidencial.

 

Aung San Suu Kyy
Ativista política
REVELAÇAO_07_IE-2148.jpg  

Após ser libertada da prisão, a ativista política em Mianmar Aung San Suu Kyy terá em 2011 a história de sua luta pela democratização do país retratada em um filme de Hollywood. A intérprete será Michelle Yeoh, atriz de origem malaia famosa por filmes como “Memórias de uma Gueixa” e “O Tigre e o Dragão”. Aung San passou 15 dos últimos 21 anos encarcerada em diferentes ocasiões. Entre diversos prêmios, ganhou o Nobel da Paz em 1991.

 

Liu Xiaobo
Escritor e ativista político
REVELAÇAO_B_IE-2148.jpg  

Quando a academia norueguesa escolheu Liu Xiaobo para receber o Nobel da Paz de 2010, sabia que o país de origem do escritor e ativista, a China, reprovaria a decisão. E assim foi. Xiaobo está preso naquele país desde junho de 2009 por “ter incitado a subversão contra o Estado chinês” e, apesar de diferentes líderes mundiais clamarem por sua libertação, ele segue atrás das grades. Foi condenado a 11 anos de prisão por ter organizado um abaixo-assinado conhecido como Carta 08, que defende maior liberdade de expressão na China. Depois do anúncio da premiação, sua esposa, Liu Xia, conseguiu visitá-lo no cárcere, mas, em seguida, foi colocada em prisão domiciliar.

 

Pedro Lourenço
Estilista
REVELECAO-10-IE-2148.jpg  

Com apenas 20 anos, o estilista Pedro Lourenço está ganhando cada vez mais reconhecimento no mercado fashion internacional. Filho de dois gigantes da moda brasileira, Glória Coelho e Reinaldo Lourenço, o enfant terrible planeja para 2011 seu terceiro desfile em Paris (dessa vez patrocinado pela grife de casacos de pele Saga), a criação de uma coleção para a multimarcas Daslu e a expansão de seus pontos de venda no Exterior. “Meu maior plano é aumentar meus negócios lá fora e, de quebra, conquistar mais consumidoras aqui no Brasil também”, diz. Em outubro de 2010, ele estreou no calendário oficial da Semana de Moda de Paris com uma apresentação que foi elogiada por pessoas do quilate de Hamish Bowles, editor da “Vogue” América, e Carine Roitfeld, editora-chefe da “Vogue” Paris.

 

Kevin Feige
Produtor cinematográfico
REVELACAO-09-IE.jpg  

Kevin Feige é o presidente da Marvel Studios e desde a adaptação da saga “X-Men” para o cinema se tornou responsável pela invasão dos quadrinhos em Hollywood. Em 2010 Feige teve o que comemorar: “Iron Man 2”, produção assinada por ele, é a continuação da franquia “Iron Man” lançada em 2008. O filme foi um dos maiores sucessos de bilheteria de 2010, rendendo nos primeiros cinco dias cerca de US$ 100 milhões. O produtor, que está por trás de “Quarteto Fantástico” e “Homem-Aranha”, agora prepara o lançamento de duas novas produções: “Thor” e “Capitão América”.

 

Piers Morgan
Jornalista
REVELAÇAO_C_IE-2148.jpg  

O famoso apresentador de tevê britânico Piers Morgan deverá estrear este mês em um dos cargos de maior prestígio de sua carreira. Ele irá substituir o veterano Larry King na apresentação do tradicional talk show da rede americana CNN, “Larry King Live”, que está no ar há duas décadas e meia. Morgan é conhecido como jurado do “America’s Got Talent”, atividade que o tornou popular. O nome do novo programa de entrevistas será “Piers Morgan Tonight”. Celebridades e líderes políticos continuarão sendo prioridade entre os entrevistados. O que muda é o estilo do apresentador: mais direto e extravagante. Já declarou que a popstar Madonna é persona non grata em sua lista de personalidades.

 

José Eduardo Martins Cardozo
Ministro da Justiça
REVELECAO-11-IE-2148.jpg 

Professor de direito em São Paulo, ex-vereador e por duas vezes eleito deputado federal, o jurista José Eduardo Martins Cardozo não disputou a eleição de 2010. Desiludido com o Poder Legislativo, Cardozo passou a integrar a equipe de campanha da ex-ministra Dilma Rousseff e começa 2011 como ministro da Justiça e um dos mais próximos auxiliares da presidente. Ex-secretário da Comissão Executiva Nacional do PT, terá o comando da Polícia Federal, órgão que espera ver mais eficiente e menos pirotécnico. Na última semana, o novo ministro começou a elaboração de um plano nacional de segurança pública, que busca dar mais responsabilidades e tarefas ao governo federal no combate ao crime organizado e ao controle das fronteiras. Para tanto, planeja fazer reuniões periódicas com todos os governadores.