Índios
Contra a resistência

BOE-01-IE-2146.jpg

 

Secretário Nacional da Defesa Agropecuária, Ênio Pereira pediu ao Ministério Público Federal na terça-feira 21 que interceda ­junto à Funai e evite um desastre. A fundação não deixa técnicos do Ministério da Agricultura vacinarem contra febre aftosa gado que está em terras indígenas. A tribo kadiwéu (MT), por exemplo, tem 25 mil cabeças e a reserva fica perto da fronteira com o Paraguai, onde a doença volta e meia se manifesta.
 
Justiça
Na cabeça
 
BOE-02-IE-2146.jpg

 

O adido comercial da PF na Colômbia, Daniel Lorenz, irá para a Secretaria de Segurança Pública de Brasília. Antes, porém, o posto foi oferecido ao atual ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, que recusou a oferta. Barreto voltará a seu antigo cargo no ministério: de secretário executivo. Lá é funcionário de carreira.
 
Meio ambiente
Lugar à mesa
 
O Brasil vai reivindicar assento na diretoria da recém-criada Plataforma Intergovernamental para Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. O órgão da ONU será mais popular por sua sigla: IPBES. A nossa proposta será feita em fevereiro de 2011, em Nairobi, na primeira reunião do colegiado.
 
Real
Portas cerradas
 
Tem empresário que vai começar 2011 reclamando do Banco Central. É que a instituição decidiu fechar no fim deste mês os postos de troca de cédulas por moedas que mantém em cinco capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Belém e Curitiba. O serviço criado para facilitar o troco no comércio passará para o Banco do Brasil. Com sério risco de complicar.
 
 
Agronegócio
Desafinados
 
O JBS ingressou com dez ações na Justiça italiana, por divergências operacionais com seu sócio local, a Cremonini S.p.A. Não só questões do dia a dia deixam o grupo brasileiro numa saia-justa por lá. No conselho de administração da Inalca JBS está o advogado Paolo Sciumé, este mês condenado a cinco anos de prisão por fraude na gestão da Parmalat, onde trabalhou. Ele recorre da decisão.
 
Polícia Federal
O xerife
 
Caberá a Dilma Rousseff decidir quem comandará a Polícia Federal em seu governo. A lista cresceu e a qualificação dos candidatos se equivale. O superintendente da PF no Rio Grande do Sul, Ildo Gasparetto, e o diretor 
de Combate ao Crime Organizado, Roberto Troncon, batiam cabeça, mas têm agora na disputa a concorrência do chefe regional da PF em São Paulo, Leandro Coimbra, e o delegado Cláudio Lima – que se for preterido será o secretário de Segurança Pública do Pará.
 
Medicina
Para cima
 
Boe_03.jpg

 

Não é só a economia que dá números positivos neste fim de ano no Brasil. A medicina também. O País vai terminar 2010 com média de dez doadores de órgãos por milhão de habitantes. Em 2009, a média foi de 8,7. Ben-Hur Ferraz, presidente da Abto, entidade máxima do setor, aponta as altas nas ofertas de rim (8%) e fígado (6%) como os fatores de sucesso.
 
Esportes
Na dianteira
 
BOE-04-IE-2146.jpg

 

Fabiana Murer será a brasileira mais bem posicionada no ranking que a Associação Internacional das Federações de Atletismo divulgará nos próximos dias. A relação traz 108 citações a atletas nacionais. A craque do salto com vara teve de fato um ano espetacular, com um duplo recorde sul-americano: em pista aberta (4,85 m) e em ginásio (4,82 m). Os próximos grandes desafios dela serão o Mundial de Atletismo, na Coreia do Sul, em agosto, e o Pan-Americano, em Guadalajara, em outubro.  
 
Governo 1
Quer mudar
 
BOE-05-IE-2146.jpg

 

Pedro Abramovay foi convidado para a secretaria executiva do Ministério de Ciência e Tecnologia por Aloizio Mercadante, de quem foi assessor parlamentar. Mas ele poderá continuar no Ministério da Justiça, se prosperar a ideia de a Secretaria Nacional Antidrogas ir para 
a Pasta – hoje está vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Neste caso Abramovay, titular da área, completaria 12 anos no MJ, para onde foi levado pelo ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, em 2003.
 
Governo 2
Próxima parada
 
Celso Amorim vai fixar residência no Rio de Janeiro, após deixar o Ministério das Relações Exteriores. Instalado no Quadro Especial do Itamaraty, ele pretende dar aulas de relações internacionais na UFRJ.
 
Governo 3
É ele
 
Rogério Sotilli, conhecido como homem de confiança de José Dirceu por ter sido seu assessor direto até o início do governo Lula, ocupará a secretaria executiva da Secretaria-Geral da Presidência. Sotilli é o número 2 hoje na Secretaria de Direitos Humanos, onde, junto com Paulo Vanucchi, foi condenado pelo TCU a devolver R$ 480 mil aos cofres públicos por superfaturamento em um evento da SDH. Cabe recurso.
 
Poder feminino
Mais uma paulista
 
A segurança pública do Brasil deverá ser comandada por uma mulher, de forma inédita. Regina Miki, atual secretária executiva do Conasp, é cotada para a Senasp, em substituição a Ricardo Balestreri. No momento é nome único no páreo. Se Dilma Rousseff bater o martelo, será outra mulher forte do governo, pois se anuncia a segurança como uma das prioridades da futura administração.
 
Política
Plantão médico
 
Inspira cuidados o estado de saúde de Orestes Quércia. Internado nas dependências do Hospital Sírio-Libanês, onde luta contra o câncer, o ex-governador hoje pesa menos de 50 quilos.
 
Estrangeiros
Cesare Battisti
 
A Advocacia-Geral da União entregou a Lula na terça-feira 21 parecer definitivo pela permanência de Cesare Battisti no Brasil. “Razões pessoais” sustentam a tese de permanência do ex-terrorista aqui. O presidente amadurece a decisão. Pelo sim, pelo não, uma nota diplomática com explicações foi preparada para ser entregue ao governo italiano, que briga pela extradição de Battisti.
 
Cinema
Première carioca
 
BOE-06-IE-2146.jpg

 

A Paramount decidiu fazer no Rio de Janeiro o lançamento mundial do filme “Velozes e Furiosos 5”, que teve algumas cenas gravadas na cidade. Fato inédito e que mostra o prestígio do País como polo cultural. Em abril estarão na cidade não só todo o elenco e diretores do longametragem, com Vin Diesel à frente, mas ainda cerca de 100 jornalistas de diversos países, trazidos pelo estúdio americano.