Não só de semanas de moda consagra-das vivem os estilistas. Os novos talentos começam a buscar um lugar ao sol em projetos direcionados a eles. Desfiles como Semana de Moda Casa de Criadores e Amni Hot Spot, ambos de São Paulo e Rio Moda Hype – que teve sua primeira edição junto ao Fashion Rio, no final de junho –, começam a se firmar como celeiros de novas tendências. Na semana passada, por exemplo, o Amni encerrou sua terceira edição com 11 estilistas convidados somados aos nove permanentes do projeto. Em julho, a Casa de Criadores, que aconteceu no Shopping Light, apresentou a coleção de 12 calouros com potencial para ganhar o mercado. O objetivo desses três eventos é justamente este: servir como uma espécie de laboratório e vitrines para os estilistas recém-ingressados no mercado ou aqueles que acabaram de sair das faculdades de moda. No total, mais de 40 novatos colocam suas idéias em prática, seu rosto em sites especializados e suas criações em lojas.

Para isso, esses projetos oferecem aos participantes uma cota de patrocínio, espaço e divulgação. E não é só. Agências de modelos aproveitam os eventos para lançar suas new faces, que vez ou outra dividem a passarela com tops entusiastas da nova geração de estilistas. As apresentações das coleções são feitas sob os olhos atentos de uma platéia de convidados e acontecem em blocos sem intervalos – um estilista segue o outro. E a média de tempo para cada marca é de 15 minutos, quase o mesmo tempo dos desfiles oficiais.

E não por acaso o profissionalismo é marcante. O Amni Hot Spot, por exemplo, que aconteceu na Faculdade Anhembi-Morumbi, é coordenado por Paulo Borges, que também organiza a São Paulo Fashion Week – e pelo empresário Ricardo Gonçalez, um investidor em novos talentos. “Esta edição do Amni apresentou um trabalho de três anos. Localizamos e capacitamos novos estilistas como criadores e empreendedores”, explica Borges. As estilistas Gisele Nasser, Fábia Bercsek e Simone Nunes compõem o grupo de nove talentos permanentes do projeto, e são bons exemplos de sua eficácia. Com coleções que resgatam a feminilidade, com vestidos e saias no estilo romântico, as três estão com força no mercado. Suas peças são encontradas em lojas multimarcas espalhadas pelo País.

O pioneiro Casa de Criadores mantém em seu quadro de estilistas fixos e, a cada edição, acrescenta novos nomes. Alguns são escolhidos por meio de concursos que ocorrem durante o ano e outros são convidados a participar. A Casa já lançou Jum Nakao, Lorenzo Merlino e Karlla Girotto. Este ano se destacaram a nova marca P’TIT, formada por quatro profissionais, e os veteranos Moshe e Paulo Carvas, com suas linhas masculinas. No feminino, o destaque foi a grife Gemêas, que participou pela quinta vez do evento. A coleção das irmãs Carol e Isadora Foés Krieger traz roupas com uma sutil e moderna sensualidade.

Também sensual é a coleção da estilista Marciana, que chamou a atenção no Rio Moda Hype com seus vestidos brejeiros e cortes precisos. A contrapartida foi o estilista Felipe Eiras que testou novas proporções, fazendo as camisas de saias e abusando dos volumes. Os nove participantes do evento ganharam estandes na Babilônia Feira Hype, também
no Rio, conhecida por lançar a designer de sapatos Costança Bastos no mercado. Esta foi a primeira edição do Rio Moda Hype que tomou o espaço do MAM com tamanha propriedade que, garantem os organizadores, tem tudo para crescer – mesmo fora deste espaço.