Confira vídeo:

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TÉCNICA
“Menina com cachorro” é o tema o quadro encontrado
na National Gallery, de Atenas

"Nos quadros originais, eram os homens que pintavam as mulheres. Agora é uma mulher que está literalmente pintando um homem.” É assim, de forma provocativa, que a artista nova-iorquina Laura Spector, 37 anos, explica o seu irreverente trabalho em parceria com o colega Chadwick Gray, 38 anos. Há 15 anos a dupla desenvolve o projeto Anatomia de Museu, no qual ela reproduz no corpo de Gray telas minuciosamente garimpadas em museus americanos, espanhóis, sul-africanos, gregos e até da Tailândia, onde ambos vivem, embora não formem um casal.

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MODELO
Reprodução feita a partir de uma tela
do MuseuMAfrica, de Johannesburgo

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O trabalho começa com a escolha das telas. Os dois têm algumas regras para fazer a seleção. Buscam obras pouco conhecidas do grande público, perdidas em arquivos de museus e que, de preferência, retratem mulheres do século XIX. Escolha feita, analisam qual é a parte do corpo de Gray adequada e em qual posição ele deve ficar para dar mais vida à pintura. Muitas vezes, seus olhos ou suas mãos são aproveitados dentro do contexto da obra. Dependendo do trabalho, é difícil até entender qual é a parte do corpo do artista que serviu de base.

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IMÓVEL
Gray usa as duas mãos sobre o rosto
para dar forma a uma mulher tailandesa

A segunda fase é a da pintura propriamente dita, o que exige do modelo-tela paciência para ficar até 15 horas parado para fazer um único quadro. Gray não é nenhum iogue e confessa que não tem muita flexibilidade, mas já desenvolveu uma técnica própria.“Eu praticamente entro em transe, fico em um estado meditativo”, conta. “No entanto, eu me lembro claramente das pinturas que mais me fizeram sentir dor.” Uma vez, a dupla realizou uma performance em uma vitrine de loja e ele teve que ficar com o braço sobre a cabeça durante quatro horas. Somente quatro dias depois é que o braço parou de formigar e voltou ao normal. No total, Gray já ficou mais de 800 horas em pose de estátua. A pintura é feita com uma maquiagem alemã criada especialmente para o teatro. Depois de pronto, Laura tira uma foto de sua tela viva e a reproduz no tamanho da obra original.

O americano Chadwick Gray fica até 15 horas imóvel enquanto a
colega Laura Spector pinta seu corpo. Desde que começaram, já foram
mais de 800 horas em pose de estátua

A dupla, que já fez mais de 20 retratos e pretende continuar o projeto indefinidamente, vê o trabalho render frutos. Além de ter várias fotos em coleções particulares espalhadas pelo mundo, eles já tiveram trabalhos leiloados pela Sotheby’s de Hong Kong e viraram referência para estudiosos do assunto. Recentemente, foram incluídos no livro “The Real Thing – The Model in the Mirror of the Art”, de Wendy Steiner, crítica de arte americana que faz uma reflexão sobre o papel do modelo na arte. Artistas de vanguarda, Chadwick and Stencer (forma como assinam) já estampam até iPhones e iPads. Sinal de que os anos de pesquisa e as horas dedicadas a cada obra valeram a pena.

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PERFORMANCE
Os pés de Jesus foram pintados
nos pés de Gray – com a ajuda de um pé de Laura

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CONTEXTO
Fica difícil identificar a parte do corpo do
artista nesta pintura do Museu do Prado

 


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