P O L Í C I A

PEIXE GORDO
Dono do Opportunity, o banqueiro Daniel Dantas está com medo de ser preso. E, pelo visto, com muito medo. Ao saber detalhes de uma investigação "sigilosa" da Polícia Federal, na qual figura como suspeito de crimes financeiros, ele requereu habeas-corpus preventivo, simultaneamente, em nada menos que três tribunais. No TRF de São Paulo e no STJ, em Brasília, já perdeu a parada. Agora, espera a resposta do STF. Dantas viajou há duas semanas para Nova York e, segundo amigos, espera o salvo-conduto para regressar ao Brasil.

 R I O

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

PÓLVORA PURA
Parentes dos três jovens que militares do Exército entregaram para execução por traficantes, num morro do Rio, poderão ingressar no Programa Federal de Proteção a Testemunhas. Com isso, a Secretaria Especial de Direitos Humanos espera obter informações que esclareçam a mais grave das dúvidas do caso: durante seu calvário, os rapazes teriam sido torturados em algum quartel? A hipótese surgiu depois que a mãe de um deles disse ter visto o filho já ferido antes de ter sido jogado nas mãos dos carrascos.

 

À MESA
Assim como já fez com Martinho da Vila, o presidente Lula quer tomar café da manhã no Palácio da Alvorada com o cantor Pery Ribeiro. Já determinou que se agende o encontro para a primeira oportunidade.

G O V E R N O

MANGABEIRABRÁS
Ministro do Futuro, ou cargo equivalente, Mangabeira Unger caiu mesmo no gosto do Planalto. A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, está seduzida pelas idéias do ex-professor de Harvard. A mais recente é a criação de uma nova estatal, para mapeamento e exploração de grandes jazidas minerais, em especial na Amazônia. Para Unger, a iniciativa privada, que hoje domina o setor, não deve estar sozinha em área tão estratégica para o País.

 

P E T R O B R A S

BRIGA NO ESCURO
É tenso o clima na diretoria internacional da Petrobras. Nomeado na cota do PMDB, o diretor Jorge Zelada não está cumprindo acordos feitos com o deputado Michel Temer para entregar a afilhados do partido cargos estratégicos no segundo escalão da área. Entre essas nomeações carimbadas estão as presidências da Petrobras América e da Petrobras Argentina, que movimentam bilhões de dólares. Nesse jogo, o que menos interessa aos peemedebistas é produzir petróleo.

L U T O

FORA DE AÇÃO
Fernando Henrique Cardoso cancelou sua agenda pelos próximos dois meses. Todas as palestras foram remarcadas, sem um único cancelamento por parte dos patrocinadores. Ainda abalado pela morte da mulher, Ruth, o ex-presidente passa dias no Rio, em companhia do filho, Paulo Henrique, e da nora, Evangelina Seiler.

B N D E S


CARNE SEM PECADO
Uma nova linha de crédito será anunciada pelo BNDES. A juros anuais de 7,5%, estimulará frigoríficos a zelarem pela "procedência ambiental" do gado destinado a abate. Os empresários só terão acesso ao dinheiro se restringirem suas compras a pecuaristas que não abram pastos em áreas desmatadas ilegalmente.

P R E S Í D I O S

TROCA-TROCA
Pediu demissão o diretorgeral do Departamento Penitenciário Nacional, Maurício Kuehne. Há quase três anos no cargo, alegou necessidade de voltar para Curitiba, onde está sua família. Será substituído pelo promotor gaúcho Aluisio Michels. Os presídios brasileiros, hoje, amontoam 422 mil almas.

C E R C O

DIGITAIS VERDES
Nesta sexta-feira 11, a Vale do Rio Doce e o Ministério do Meio Ambiente assinam um acordo pelo qual a empresa se compromete a não mais vender minério para produtores de ferro-gusa que utilizem carvão sem certificação ambiental. Mais da metade das usinas em operação no País, hoje, alimentam seus fornos à base de desmatamentos clandestinos. 

I D E N T I D A D E

REGISTRO ÚNICO
Esta semana, o diretorgeral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, oficializa proposta a todos os governadores para unificação nacional da carteira de identidade. O documento continuaria sendo emitido em âmbito estadual, mas com número único fornecido pela PF. O sistema, que passaria a vigorar em janeiro, pretende unificar cadastros com dados dos cidadãos e facilitar o combate a falsificações.

C O T A S

SOCORRO!
Pelo tom dos telefonemas que vem dando para políticos e colegas, nos últimos dias, o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, dá a entender que as cotas raciais nas universidades estão com os dias contados. A todos ele tem pedido "empenho" junto ao STF, que está prestes a julgar a constitucionalidade do sistema. No governo, o sentimento predominante, hoje, é de que a guerra está perdida.

E L E I Ç Õ E S


FORA DO PÁREO
Desistiu de concorrer à Câmara dos Vereadores de São Paulo, em outubro, a musa do Mensalão. Fernanda Karina Somaggio, exsecretária do careca Marcos Valério, culpa o Partido Humanista da Solidariedade de "puxar o tapete" de sua candidatura. "Brigaram com a ex-deputada Zulaiê Cobra, que me levou para a legenda, e acabei punida."

C A D E

SUBIU NO TELHADO
Marcada para esta terça-feira 7 na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, corre risco de ser adiada a sabatina do advogado Arthur Badin, indicado por Lula para a presidência do Cade. Motivo: é grande o risco de seu nome ser rejeitado, inclusive por parlamentares governistas, como o senador Aloizio Mercadante. A resistência a Badin coincide com interesses da Vale do Rio Doce, que produziu dossiê criticando o burocrata. Um dos vice-presidentes da multinacional, Carlos Anísio Figueiredo, procurou pessoalmente senadores para conquistá-los para a causa.

V I O L Ê N C I A

EPIDEMIA NACIONAL
A Escola Paulista de Medicina e o Ibope levantaram números impressionantes sobre a dura realidade na maior cidade do País. Pesquisa com 2.500 entrevistas revelou que cerca de 80% dos habitantes adultos de São Paulo já sofreram algum tipo de violência – entre assaltos, seqüestros, atropelamentos e agressões domésticas. Nada menos que 26% das vítimas desenvolveram stress póstraumático, com conseqüências para a saúde.

M I N A S

DE PARTIDA

Considerada uma das mais influentes figuras do governo mineiro, a jornalista e historiadora Andréia Neves Cunha vai sumir do Palácio da Liberdade. Chefe da Comunicação Social e também da Assistência Social do Estado, ela já avisou ao irmão, o governador Aécio Neves, de cuja imagem é a principal guardiã, que se mudará para Londres com o marido e a filha, para, no mínimo, sete meses de estudos.

 

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias