Vem da Alemanha uma ótima novidade no tratamento de machucados. Cientistas do Fraunhofer Research Institution, de Munique, inventaram um esparadrapo que indica se um processo infeccioso está se desenvolvendo no local lesionado. Caso isso esteja ocorrendo, o curativo muda de cor: de amarelo torna-se roxo.

A ideia de criar essa espécie de esparadrapo diagnóstico surgiu para resolver o inconveniente de ter de levantar a proteção para checar se a cicatrização acontece sem problemas. O ato, além de impingir dor, aumenta o risco de infecções ao expor a lesão.

A solução veio com o desenvolvimento de um corante sensível às mudanças de pH da pele – alterações no nível do indicador sugerem infecção em curso. O corante detecta as oscilações e as denuncia por meio da troca de cor (leia mais no quadro). “O machucado fica preservado. Se houver problemas, o curativo avisa”, disse Sabine Trupp, da instituição alemã.

Após os bons resultados dos testes com os protótipos, os pesquisadores iniciarão a avaliação do curativo em pacientes internados na ala de dermatologia do hospital da universidade de Regensburgo. Eles também pretendem incrementar a invenção: instalar um sensor capaz de apontar, em uma minitela, o nível de pH da pele.

G_Esparadrapo.jpg