chamada.jpg
MAGNATA
Zuckerberg lança o novo serviço de mensagens do Facebook em São Francisco

 

Depois de conquistar a confiança de meio bilhão de pessoas que escancaram detalhes de suas vidas íntimas em perfis públicos, o Facebook agora quer se tornar a central definitiva de comunicação na internet. Na segunda-feira 15, Mark Zuckerberg, CEO da maior rede social do planeta, anunciou a criação de um novo serviço que promete reunir e-mail, SMS e mensagens instantâneas – como as do Messenger e do GTalk – em uma única ferramenta. Batizado de Projeto Titan, ele foi desenvolvido durante 15 meses e gerou forte expectativa antes do seu lançamento. Nos corredores da empresa, o serviço ganhou o apelido de “GMail killer”, ou “assassino do GMail”, graças à sua ambição de destronar o serviço gratuito do concorrente Google. “Não estamos matando o e-mail como o conhecemos”, disse Zuckerberg, no evento realizado em São Francisco, na Califórnia. “Criamos um serviço de mensagens que o incorpora em um quadro mais amplo.”

Segundo o Facebook, a ferramenta será implantada gradualmente nos próximos meses. Os usuários da rede social terão direito a um endereço com a denominação @facebook.com e poderão cadastrar seus números de celular e contas de mensagens instantâneas. A partir daí, e-mails, torpedos e conversas rápidas serão agregados em uma só janela – e poderão ser respondidos usando-se qualquer uma das três plataformas dentro de seus perfis no Facebook. Além disso, um histórico personalizado dos diálogos será criado automaticamente. Outra inovação é a ordenação por relevância: mensagens de amigos mais ativos serão colocadas no topo da caixa de entrada.

Ao apresentar a novidade, Zuckerberg citou dados que revelam uma mudança de comportamento significativa entre os internautas mais jovens. De acordo com pesquisa encomendada pela empresa, 54% dos americanos com até 20 anos enviam torpedos diariamente. Por outro lado, apenas 11% deles afirmam enviar ou receber e-mails todos os dias. “Esse tipo de mensagem é formal demais”, disse o jovem de 26 anos. Mais uma prova de que o dono da terceira maior empresa da internet, atualmente avaliada em US$ 41 bilhões, sabe conquistar seu público-alvo como poucos.

G_Facebook.jpg