i105862.jpg

 

MÚSICA

Tiê renova a MPB

Entre as novas cantoras, a paulistana Tiê tem credenciais para descartar de imediato o rótulo de "novidade que dura um CD". Seu disco de estreia, Sweet jardim, revela uma compositora com boas referências musicais que ganham unidade no formato semiacústico, confessional e quase folk de suas canções. Mais:

Tiê não empunha um violão para fazer pose. Ex-vocalista da banda de Toquinho, que participa da faixa-título, ela decidiu compor porque não se sentia à vontade como intérprete dos clássicos da MPB. Tal sentimento poderia soar como esnobismo ou tola rebeldia. Nada disso. É apenas a sua forte personalidade.

MÚSICA II

Mestres e alunos

i105864.jpg

O CD beneficente War child heroes, com renda para crianças afetadas pelas guerras, inova no formato: as 15 faixas foram escolhidas por seus autores, que também indicaram os intérpretes. Tem mais um diferencial: os autores são medalhões do pop rock e os convidados, grandes nomes da música atual. É o caso de Brian Wilson, que escolheu Rufus Wainwright para cantar um belo pout-pourri de Smile.

 +5 novas cantoras

i105863.jpg

 

ROBERTA CAMPOS

Mineira. Lançou-se com um disco autoral, produzido em casa. Acaba de assinar com a DeckDisc

TULIPA RUIZ

Nasceu paulista, mas foi criada em Minas Gerais. Seu disco de estreia será produzido por Kassim

VERÔNICA FERRIANI

Paulista. No seu primeiro CD, ela faz ótimas regravações de sucessos dos anos 70, como Eu amo você, de Cassiano

KARINA BUHR

Pernambucana. Surgiu como vocalista da banda Comadre Fulozinha. Seu trabalho solo é mais pop

JULIANA KEHL

Paulista. Está lançando seu primeiro disco, marcado por sambas e outros ritmos

 i105865.jpg

 

 

i105866.jpg

 

 

CINEMA

 i105867.jpg

Travolta chileno

A ditadura militar de Augusto Pinochet é o pano de fundo da premiada produção chilena Tony Manero, dirigida por Pablo Larrain (estreia no Brasil na sexta-feira 10). O título é uma referência ao dançarino interpretado por John Travolta no filme americano Embalos de sábado à noite, personagem pelo qual o protagonista da história, Raúl Peralta, é aficionado. Raúl (numa grande interpretação de Alberto Castro) é um assassino amoral capaz de tudo para vencer um concurso de sósias. O longa-metragem foi indicado pelo Chile ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira.

AGENDA
 i105868.jpg

ANDY WARHOL

(MAES, Espírito Santo, até 2/7) – Filmes, vídeos, instalações, fotos e gravuras do artista americano

 i105869.jpg

  FREDI KLEEMANN

(CCSP, São Paulo, até 3/5) – Fotos de peças do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), encenadas nas décadas de 50 e 60

i105870.jpg

IN ON IT

(Oi Futuro, Rio de Janeiro, até 28/6) – Enrique Diaz dirige esse espetáculo estrelado por Emílio de Mello e Fernando Eiras