Ética
Partido demais

Na quarta-feira 2, em Brasília, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu cobrar explicações de Carlos Lupi sobre sua participação na convenção do PDT, no mês passado. Nela, o ministro do Trabalho foi reeleito presidente da legenda pela terceira vez. Desde 2007, Lupi é cobrado para não misturar a direção do partido com as atividades do ministério.

Segurança Pública
Quase intervenção

Nos últimos dias, discutiu-se no Palácio do Planalto uma possível intervenção do governo federal no Estado de Roraima.

A gota d’água para a solução radical é a greve da Polícia Militar, cujos manifestantes se aquartelaram no Comando da Capital, após invadirem outros prédios militares. Os policiais aceitaram a proposta do Estado de reajuste de 14,5% nos salários, porém, não admitem que o pagamento seja parcelado.

Detentos
Portas abertas

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro vai contratar 100 presos libertos este ano para seu quadro de funcionários. Com contracheque de até dois salários mínimos, exercerão atividades como a de mensageiro. Nenhum dos futuros servidores cometeu delitos graves, como sequestro ou estupro.

Judiciário
Fim da linha?

Em processo cuja relatora é a ministra Nancy Andrighi, na semana que vem, o STJ volta a julgar a legalidade da cobrança da "comissão de permanência", espécie de correção monetária que bancos, financeiras e cooperativas de crédito embutem nos financiamentos. No passado, o STJ fez ressalvas ao encargo.

ANAC 1
Panos quentes

Depois de perder a queda-de-braço contra a ampliação dos voos no Aeroporto Santos Dumont, o governador do Rio, Sérgio Cabral, vai ganhar um prêmio de consolação. A ele caberá indicar ao presidente Lula, em lista tríplice, o sucessor de Marcelo Seroa numa das diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

ANAC 2
Voando alto

Em sua última reunião de abril, dia 28, a diretoria da Anac aprovará a resolução que libera os descontos nos preços das passagens aéreas internacionais. A novidade produzirá efeitos já em maio, autorizando redução inicial de até 20% (em 2010 chegarão a 80%). Perdeu força o lobby da TAM e da Gol.

Política
O bem-amado

Reeleito presidente nacional do PP, o senador Francisco Dornelles revelou aos seus pares as prioridades do novo mandato.

A primeira, consultar os diretórios estaduais para anunciar, até dezembro, o nome do candidato que terá apoio da legenda na corrida presidencial. A segunda, trazer de volta ao partido o ex-deputado Delfim Netto, que há cinco anos, após brigas internas, migrou para o PMDB.

Diplomacia
Menos um

Com a bola cheia após virar centro das atenções na cúpula do G-20, Lula fará no fim deste mês sua 11ª viagem à Argentina – de longe o país mais visitado por ele. Com Cristina Kirchner,vai tentar remover entraves no comércio, depois que aquele país, no mês passado, ampliou a lista de bens sujeitos a controle de importação. Já com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, a relação diplomática pouco avança.

Obras Públicas
Pente-fino

O Tribunal de Contas da União acaba de concluir levantamento de 23 obras tocadas ou recém-concluídas pela Camargo Corrêa para o governo federal. Os números surpreendem. Das listadas, só três não têm problemas. As irregularidades vão do sobrepreço à restrição de concorrência na licitação. No topo da lista estão a construção do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro e as obras do Rodoanel, em São Paulo.

OEA
Mal comum

A OEA decidiu que "a violência nas Américas" será o tema central da Assembleia- Geral que começará no dia 1º de junho, em Honduras. Caberá aos chanceleres discutir, pela primeira vez, como avaliar as políticas públicas sobre segurança, baseados nos dados de criminalidade para o continente.

Crise
Zorra total

Com apoio até de partidos da base aliada, a Comissão de Economia do Senado divulga, nesta terça-feira 7, um projeto para desonerar a folha salarial das empresas e, com isso, evitar demissões. Hoje os patrões pagam 14 impostos e penduricalhos diversos sobre os salários dos trabalhadores. A farra inclui taxas para a reforma agrária, para as exportações, para os portos, para os aeroportos e para a agricultura.

Eleições
Efeito Camargo

A bancada do PSOL está propondo às demais bancadas na Câmara mudanças na lei que regula as chamadas "doações de campanha" a candidatos e partidos políticos. O objetivo é proibir que empresas contratadas pelo setor público façam contribuições. Mesmo com poucas chances de sucesso, a ideia, surpreendentemente, já teria obtido o apoio de mais de 150 deputados.

Segurança Nacional
Pé no acelerador

A revisão do Plano Nacional de Inteligência será acelerada em Brasília. Enquanto o documento não fica pronto, o governo continua pensando em um novo diretor-geral para a Abin. No momento, as chances maiores estão com um diplomata.

Índios
Reforço

Não foi só o contingente da Força Nacional de Segurança Pública que o Ministério da Justiça teve que reforçar na semana passada, em Roraima. Também cresceu o efetivo da Funai. Índios da Reserva Raposa Serra do Sol estão cada vez mais irritados, por não entenderem como, após a vitória no STF, ainda não podem entrar nas terras ocupadas pelos arrozeiros.

Mídia
No ar

O MST e outros movimentos ganharão espaço na televisão.


A TV Educativa do Paraná planeja estrear, ainda neste mês, um programa semanal de debates e entrevistas com pauta, produção e apresentação aos cuidados dos movimentos sociais.

O sinal poderá ser captado em todo o País. A transmissão será nas noites de sábado.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias