Alencar faz a sua parte
Sempre afinado com Lula, o vice-presidente José Alencar completou na semana passada 350 dias de interinidade, ao longo dos últimos seis anos. A marca é impressionante, principalmente quando se considera o estado de saúde do vice. No exercício da Presidência, Alencar passou por exames de rotina em São Paulo na terça-feira 31 e, na volta a Brasília, comandou várias reuniões com ministros para tratar das perdas do Fundo de Participação dos Municípios. Aos interlocutores que ficam espantados com sua energia e a agenda cheia, Alencar diz: "Para me levar, Deus não precisa de câncer. Agora eu preciso fazer a minha parte."

Agitando a massa
O PSDB quer tirar proveito da insatisfação dos municípios com a queda de arrecadação, provocada pela crise e pela redução do IPI. O presidente do partido, senador Sérgio Guerra, convocou uma reunião com prefeitos para o dia 16 em Brasília. "O governo está aturdido", diz ele.

Aécio se fortalece
Na quinta-feira 2, o senador Francisco Dornelles (RJ) foi reconduzido à presidência do PP por dois anos. Na convenção, foi lida mensagem do governador mineiro Aécio Neves em apoio a Dornelles, que é seu primo. Ganha força o namoro entre o PP e o PSDB.

Sem resposta
Sobre a declaração do ex-ministro Ciro Gomes à ISTOÉ de que Dilma Rousseff não tem projeto para o País, ela preferiu manterse em silêncio. Segundo seus assessores, a relação da ministra com Ciro é boa. E não é seu estilo rebater esse tipo de crítica.

Acende a fogueira
A ministra Dilma Rousseff quer conquistar o coração dos nordestinos. Confirmou a participação na abertura do São João de Caruaru (PE), dia 30 de maio, um dos festejos mais tradicionais do País. Estima-se um público de 1,5 milhão de pessoas.

Êxodo rural
Os secretários de Habitação de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, Carlos Marun e Lair Krähenbühl, defendem a inclusão de municípios com menos de 100 mil habitantes no pacote habitacional. Do contrário, alertam, haverá um êxodo rural sem precedentes.

A reforma vai sair
Líder do PR e relator da reforma tributária, o deputado Sandro Mabel (GO) acredita que o projeto enfim entrará na pauta de votação. Além do empenho do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), as mudanças têm o apoio de empresários e sindicalistas.

"A última reforma tributária ocorreu há 42 anos", diz Mabel.

Não há vagas
Na dúvida entre assumir a vaga de Juvenil Alves (PRTB-MG), que foi cassado pelo TSE, e permanecer como o número dois do Ministério da Agricultura, o suplente Silas Brasileiro vai para o Legislativo.

Última chamada
Integrantes da Gerência do Projeto F-X2 do Comando da Aeronáutica, entre eles pilotos engenheiros e especialistas em logística, realizam visitas técnicas às empresas que participam da licitação dos caças da FAB. Depois de testar os equipamentos e visitar fábricas e instalações nos países de origem, eles vão encaminhar relatórios para o Alto Comando. Na reta de chegada, as empresas concorrentes – Boeing (F-18), Dassault (Rafale) e Saab (Gripen) – ainda terão oportunidade de refazer suas propostas no documento Bafo (best and final off er). O resultado da licitação deve sair em outubro.

Favela legal
A diretora de responsabilidade social da associação dos donos de cartórios (Anoreg), Sônia Maria Andrade dos Santos, entregou à Casa Civil um projeto de regularização fundiária nas favelas de todo o País. Por meio de mutirões, foram concedidos mais de oito mil registros de posse em favelas do Rio. "É preciso unir governo e iniciativa privada nesse processo", diz Sônia.

RÁPIDAS
* A Infraero deu sinal verde para a construção do novo aeroporto de Ilhéus.

O presidente da estatal, brigadeiro Cleonilson Nicácio, reuniu-se com o governador Jaques Wagner e garantiu a entrega até o final deste mês do plano diretor para a construção.

* O Brasil tem uma dívida eterna com o ex-presidente argentino Raúl Alfonsín. Em seu governo, foi lançado o Plano Austral, que inspirou o Plano Cruzado. As duas experiências malograram, mas deram origem ao Plano Real, que fez 15 anos.

* A propósito da criação da bancada dos parlamentares para representar os emigrantes brasileiros, aprovada pelo Senado Federal: quanto custaria ao contribuinte as passagens aéreas e hospedagem para eles "visitarem as bases"?

* Do voto histórico do ministro Ayres Britto, do STF, contra a Lei de Imprensa: "Em matéria de imprensa, não há espaço para meio-termo. Ou ela é inteiramente livre ou dela já não se pode cogitar senão como jogo de aparência jurídica."

Fora do esquema
O secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegard da Cunha Tiscoski, está inconsolável desde que soube que seu nome foi citado no inquérito da PF que acusa o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS) de tráfico de infl uência e fraudes em licitação. Tiscoski exibe uma certidão do STF comprovando que seu nome não figura como indiciado e nega que tenha participado de qualquer esquema.