Finanças
Bom destino

BOECHAT-ABRE-IE.jpg

O Banco Interamericano de Desenvolvimento vai divulgar estudo dia 4 de novembro, no Rio de Janeiro, alertando que a Índia pode vir a ser, à semelhança da China, um enorme mercado para os bens agrícolas e minerais da América Latina. De acordo com o BID, são enormes, ainda, as oportunidades de exportação de manufaturados voltados à população de baixa renda local. Atualmente, a Índia representa apenas 0,8% do comércio exterior total dessa região, em comparação com 7,7% da China.

Saúde
Bactéria no ar

Além de normas mais rígidas para a venda de antibióticos nas farmácias, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária precisa fiscalizar as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar espalhadas pelo País. A maioria só tem existência burocrática (nada fazem), segundo afirmam infectologistas de São Paulo. “Pessoas têm morrido em ambiente hospitalar,  pois as normas mundiais de controle de infecção não são em geral aplicadas e nem há fiscalização sobre seu uso”, enfatizam.

Cinema
Dia D

Marcada para 11 de dezembro a primeira exibição de “Lula, o Filho do Brasil”, para o comitê que selecionará os cinco finalistas na disputa ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2011. O resultado será conhecido ainda em janeiro, para a premiação, em fevereiro.

MPB
História eternizada

 BOECHAT-03-IE.jpg

Estão ficando vazios vários armários no apartamento de Ney Matogrosso. É que o cantor começou a doar para o Senac os figurinos que marcaram sua carreira, inclusive aqueles célebres trajes de penas dos anos 70 e 80. As peças serão exibidas ao público, em exposições e desfiles que percorrerão várias cidades brasileiras, a partir de 2011.

Terras
Madeiiiira!!!!

 BOECHAT-02-IE.jpg

O Ibama e a Polícia Ambiental de Goiás baixaram na fazenda Galopeira, em Mozarlândia, a 313 km de Goiânia, e viram a derrubada de inúmeras árvores centenárias, como jatobá, sucupira e aroeira. Um auto de infração foi feito. A propriedade pertence ao cantor Chitãozinho (José Lima Sobrinho) (75%) e a José Azevedo Baptista (25%) – que travam na Justiça batalha pela posse do local. O engenheiro disse aos fiscais, aliás, que os cortes ocorreram na área que o sertanejo arrenda para criar gado.

Medicina privada
Palmo a palmo

Com a saúde pública em crise, a disputa pelo mercado de medicina privada, acirrou no Rio de Janeiro. Para enfrentar Bradesco, Amil, Golden Cross e Rede D’Or, a Unimed Rio está investindo R$ 250 milhões para aumentar a clientela, hoje de 800 mil associados. Parte do dinheiro foi gasta numa unidade de pronto atendimento na Barra da Tijuca, que tem até leitos de UTI. Aliás, muito em falta na rede pública da cidade.

Aviação
Rota boa

A TAP quer ampliar suas rotas para o Brasil. Pousando em nove cidades, a lusa estuda estabelecer linhas regulares para as regiões Norte e Sul. Manaus, Belém, Curitiba e Porto Alegre são os destinos preferidos. A empresa estima que fechará 2010 transportando 1,5 milhão de pessoas entre os dois países – recorde histórico.

Campanha
Sem perdigotos

 BOECHAT-04-IE.jpg

Soltando o verbo para pedir votos para Dilma Rousseff, Lula tem sido por outro lado cuidadoso antes de fazer pronunciamentos públicos na campanha. Não em relação ao conteúdo dos mesmos. O presidente discretamente saca do bolso um lenço esterilizado para limpar os microfones, livrando-os da saliva dos outros oradores.

Aeronáutica
Exclusivo

Com cerca de 800 alunos por ano, os cursos técnicos de manutenção de aeronaves, prevenção e investigação de acidentes aéreos oferecidos pela Aeronáutica vão mudar em 2011. O Cenipa quer oferecê-los apenas para os militares das Forças Armadas (daqui e de países vizinhos), Bombeiros e Polícia Militar. Aos alunos civis restará buscar a capacitação na Infraero, Anac ou escolas particulares.

Igreja
De fininho…

 bishop.jpg

Autor dos panfletos com acusações ao PT e a Dilma Rousseff na questão do aborto, dom Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo da Diocese de Guarulhos, não ficou até o final da reunião no domingo 17, com seus colegas. Saiu de mansinho logo que a Polícia Federal baixou na Editora Pana. Na reunião foram muitas as críticas ao religioso pelo que se considerou equívoco envolver a Igreja Católica na campanha presidencial.

STJ
Risco próprio

O STJ tomou uma decisão inédita na quinta-feira 21. Por unanimidade, os integrantes da 4a turma encerraram ação na qual uma madeireira de Mato Grosso do Sul pretendia receber gorda indenização do Sebrae. Alegava que faliu ao seguir um projeto técnico feito pela entidade. O ministro Luiz Felipe Salomão, relator do processo, disse em sua sentença que as recomendações não são por si só garantia de sucesso. Há vários fatores de risco em um negócio, como sua gestão.

Automóveis
Big brother

Vai começar pelo Rio de Janeiro a implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos. Uma frota selecionada pelo Denatran testará nas ruas, já em novembro, os primeiros chips desenvolvidos para o projeto. Radares de trânsito captarão, em tempo real,
os dados sobre o veículo: localização, multas e vistorias pendentes, etc., facilitando a ação das autoridades. E ajudando a infernizar o cidadão.

Crime
Sobre rodas

Está em curso uma nova mania dos bandidos no Rio de Janeiro e em São Paulo: o roubo de carros do corpo diplomático. A polícia não sabe ainda a razão da repentina preferência, mas está preocupada. Só o Consulado da Espanha, na capital paulista, perdeu três automóveis em poucos  meses.

Rock
Agenda justa

BOECHAT-06-IE.jpg

O prefeito Eduardo Paes chegou a oferecer US$ 5 milhões para garantir um show extra de Paul McCartney, na praia de Copacabana, durante sua temporada no Brasil. A proposta foi rejeitada pelos empresários do artista. Com 210 mil ingressos vendidos e lotação esgotada nos três shows que fará (7 de novembro, em Porto Alegre, e 21 e 22, em São Paulo), Paul McCartney está impressionado com a receptividade a sua turnê. Seus empresários já estão conversando sobre uma possível volta do artista ao País, já no ano que vem. Isso, claro, se o real continuar bombando.

Política
Ivo viu Tiririca

Em segredo, o Partido da República designou um assessor de seu Diretório Nacional, em Brasília, para treinar escrita e leitura com Tiririca. O improvisado professor é jornalista.  Terá a missão de preparar o palhaço eleito deputado para a sabatina na qual tentará provar, à Justiça Eleitoral, que não é analfabeto.