Edição nº2487 11.08 Ver edições anteriores

Fogo amigo

Graças às pesquisas eleitorais, Fernando Henrique Cardoso também está sentindo a brisa otimista

Eleições
Fogo amigo

BOE-ABRE-IE-2.jpg

Graças às pesquisas eleitorais, Fernando Henrique Cardoso também está sentindo a brisa otimista que vem inebriando a campanha presidencial tucana. Mas reza para que seu candidato, por causa do pavio curto, não dê chance ao inimigo: – O Serra tem uns demônios dentro dele que, às vezes, nem ele mesmo controla.

Comércio
Objeto do desejo

BOE-02IE.jpg

Empresas especializadas no comércio de eletrônicos apostam que a coqueluche deste Natal serão os smartphones – que agregam funções básicas de computador e celular –, desbancando os tocadores de MP3 e MP4. Em 2009, a comercialização de aproximadamente um milhão de unidades do produto indicava uma tendência. Agora, com a sofisticação, os subsídios das operadoras de telefonia móvel e facilidades de pagamento, os smartphones tendem a virar presentes em todas as classes sociais.

Transportes
Parceria

O governo de Moçambique mandará ao Brasil seu ministro dos Transportes, Paulo Zucula. A missão é sondar empresários dispostos a investir no desenvolvimento dos estaleiros locais, defasados em termos de equipamentos. Quem tiver bala na agulha poderá até assumir parte das ações que o Estado possui em terminais portuários locais.

Vacinas
Sem agulha

Valeu a gritaria. O Ministério da Saúde começou a orientar as vigilâncias sanitárias estaduais para suspender a campanha antirrábica animal por tempo indeterminado. Quer checar em ­detalhes lotes das vacinas que importou. Houve mortes de cães e gatos após a vacinação.

Ciência
Um a um

Começa na quarta-feira 20 o credenciamento de comissões de éticas de universidades e institutos que usam animais em experimentos técnicos. O Ministério da Ciência e Tecnologia pretende ordenar o emprego de cobaias, estimando em 600 o número de laboratórios que fazem experimentação em animais no País.

Cultura
Antes tarde…

O cerco da Justiça e do Iphan aos colecionadores de peças sacras surte efeito. Pedindo anonimato, alguns deles foram ao instituto devolver obras cuja origem não podem comprovar. ­Aliás, termina no dia 30 o prazo dado pelo juiz Fabiano Verli, da 10ª Vara Federal, para o espólio do empresário Arthur Valle Mendes, falecido em 1997, e o colecionador Renato de Almeida Whitaker entregarem ao Iphan 28 peças sacras para serem periciadas. O processo é para apurar se foram retiradas ilegalmente de capelas e igrejas, a maioria localizada em Minas Gerais.

Diplomacia
Na dele

BOE_03IE.jpg

Celso Amorim tem recusado ofertas de amigos para festejar seu longevo tempo de chanceler no comando do Itamaraty. Até aqui, o recorde era do patrono da diplomacia brasileira, o barão do Rio Branco (1902-1912). Além de dois anos no governo Itamar Franco, o ministro está outros oito anos no posto na era Lula. Amorim prefere manter o estilo “low profile” a um oba-oba, o que de fato não faria o menor sentido.

Justiça
Pela descarga

O Ministério Público Federal em São Paulo pediu à Justiça que ­destitua Haroldo Lima do comando da Agência Nacional do Petróleo. Segundo os promotores, ele teria deixado de cumprir acordo pelo qual a ANP baixaria normas técnicas para a produção de um diesel com menor teor pela Petrobras. O tipo comercializado hoje causa ­doenças e até mortes em grandes centros urbanos como São Paulo.

Memória
Bom de cabeça

BOE-04-IE-2.jpg

Aos 80 anos e depois de quatro derrames, ­Ronald Biggs voltou a se comunicar com velhos amigos no Brasil. Embora preso a uma cama, está tão lúcido quanto em 1963, ano em que se fez famoso por assaltar um trem postal na Inglaterra. Com um lado paralisado, ele dita cartas e as assina de forma legível, auxiliado por uma enfermeira paga pelo governo inglês. A marca predominante das mensagens é o otimismo.

Consumo
De ocasião

Deu entrada na Anvisa pedido de licença para importação de uma nova linha de chás pelo Brasil. Tradicional na Austrália, é produzida há 50 anos com ­ervas do Sri Lanka. Os importadores ­garantem que não foram estimulados pela disputa política no Brasil. Nome da marca: Dilmah.

Purpurados
Entre eles

BOE_01IE.jpg

Bispos católicos das 43 dioceses de São Paulo estarão reunidos até domingo 17, em Itaici. Oficialmente é para debater a missão da Igreja a partir das decisões da 5ª Celam (Conferência-Geral do Episcopado Latino-Americano). Mas, extraoficialmente, o encontro servirá para ajustar a sintonia da maior regional católica do País (Sul I) às diretrizes da CNBB. Partiram do clero paulista os mais duros manifestos associando Dilma Rousseff/PT ao aborto.

Medicina
Duas realidades

Para colocar a saúde na pauta dos candidatos ao Planalto, três entidades médicas (Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e a Federação Nacional dos Médicos) promoverão no dia 26, em Brasília, a Mobilização Nacional pela Valorização da Assistência. Para provar como a categoria ganha mal no setor público, uma pesquisa que será divulgada na ocasião mostrará que, em São Paulo, enquanto um médico recebe R$ 200, em média, para fazer um parto, um cinegrafista que filme a operação fatura R$ 1 mil.

Energia
“Very british”

Mesmo arranhada pela tragédia ambiental no Golfo do México, causada pela explosão de uma de suas plataformas, a British Petroleum namora novos negócios no Brasil. A gigante estaria de olho no grupo Cerradinho, dono de usinas de açúcar, etanol e energia no interior de São Paulo. Ambiciona desde uma associação (mais provável) até a compra.

Meio ambiente
Nada escapa

Como se fossem poucas as queimadas, um santuário ecológico está sendo destruído em área de água abundante em Mato Grosso.
A reserva Rio São Benedito/Rio Azul, que abriga mais de 50 espécies de peixes nativas, ­entrou na rota da depredação causada pela pesca ilegal. Até uma pousada surgiu às margens dos mananciais, para abrigar excursões de turistas munidos de anzóis.

PT
Votos do campo

BOE-05-IE-2.jpg

Na reta final da campanha, Dilma Rousseff tem o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Mas a candidata petista não pode se animar demais. No pleito do dia 3, a entidade conseguiu eleger só três deputados federais (BA, PA e PR) e seis estaduais (BA, MG, PE, RS e PA-2). Para quem diz ter 20 milhões de trabalhadores associados é pouco. Muito pouco.

 

 

 

 

 

 

Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.