No mês em que completa 70 anos (no dia 23), o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, dá outro passo como empresário e se lança na educação. Após o sucesso de sua rede de academias de ginástica, a Pelé Club, criada em 2005, o rei do futebol dá nesta semana o pontapé inicial em um projeto que pretende revolucionar o ensino da educação física no Brasil e, a longo prazo, tem a ambição de transformar o País em uma potência no setor. “O esporte no Brasil nunca foi tratado como prioridade”, diz Pelé.

É uma boa notícia num momento em que o Brasil se prepara para abrigar os dois maiores eventos esportivos do mundo – a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada em 2016. Trata-se do Programa Esportivo Lúdico Escolar (Pele), que será lançado na sexta-feira 15, em São Paulo. As escolas que firmarem parceria com o projeto terão seus professores capacitados e acesso a um sistema de treinamento de 12 módulos, que inclui videoaulas, apostilas e um site interativo. Os alunos terão uma senha para acompanhar as atividades online e saber mais sobre as técnicas de cada esporte. Os valores do ­serviço não foram divulgados pela empresa. O programa é voltado tanto para o ensino fundamental quanto para o médio. A capacitação dos professores será feita pela Rede de Ensino Desportivo (Rede), uma instituição do atleta do século voltada ao ensino do esporte, criada há um ano.

img.jpg
PROFESSOR
Para o atleta, a formação de base é a chave
para tornar o Brasil umapotência nos esportes

 

Na opinião de Pelé, o Brasil é pouco competitivo em disputas internacionais porque há pouco investimento em programas de base. “Falta incentivo do poder público e das empresas e as escolas e faculdades também precisam abrir mais espaços para a prática esportiva”, defende. Pelé dá como exemplo o basquete, o vôlei, a natação e a ginástica olímpica, que, ao serem estimulados, resultaram em atletas de destaque e medalhas para o Brasil. O novo programa segue modelos já aplicados com sucesso por países como Estados Unidos, Rússia, Cuba e Alemanha. “Esse projeto vem coroar tudo o que sonhei na vida. Assim como no futebol, meu objetivo é colocar a bola no gol.” E disso ele entende.