PREVIDENCIA
Melhor acesso

Boechat_Abre-IE-2134.jpg
A Previdência Social vai colocar um sistema de som em sua página na internet, para permitir que cegos acessem os serviços do INSS. Hoje, para navegar no sítio, só com ajuda de terceiros. O atendimento eletrônico exige a identificação de letras  e números em uma imagem distorcida, algo impossível para quem não tem visão. Com o dispositivo sonoro, o deficiente visual fará tudo sozinho, usando um teclado em braile.

POLÍCIA
Quase sucata
Embora registre de cinco a oito ocorrências do gênero por mês, algumas cabeludas, São Paulo está perdendo sua Delegacia de Roubo
a Bancos. A especializada, que já teve 50 investigadores, está reduzida a 15. E a apenas uma viatura para ronda. Por trás do esvaziamento, picuinhas internas na Secretaria de Segurança Serra/Goldman.

TELEFONIA
Novo foco
Neste final de semana, os executivos da TIM Brasil participam de uma convenção em Buenos Aires. Os donos das maiores redes de lojas da marca foram convidados. E ficarão sabendo que o foco de vendas mudou: a prioridade agora será oferecer planos de acesso à internet móvel. O pacote mais em conta custará R$ 0,50 por dia.

DINHEIRO
Saque certo

boechat-03-ie-2134.jpg
Como as cédulas do real que chegam em novembro são menores em tamanho do que as atuais, o Banco Central negocia com a Febraban a colocação de máquinas de autoatendimento adequadas à nova realidade nas agências. Mas os bancos não gostam muito de conversa quando o assunto é gastar dinheiro. A boca do caixa será o lugar mais comum para se ter em mãos a nova família do real.

FUTEBOL
Só pancada

boechat-02-ie-2134.jpg
Um vídeo dossiê, exibindo entradas violentas em Neymar, será entregue ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pelo presidente do Santos, Luis Álvaro de Oliveira. As imagens mostram uma caçada covarde, com a complacência dos juízes. O documentário não é uma resposta a Mano Menezes, que o barrou na Seleção por considerá-lo problemático. Só quer que o futebol vença a violência, diz.   

JUSTIÇA
Finalmente
O Ministério Público Federal criou um comitê para estudar
30 ISTOÉ 2134 6/10/2010 responsabilidades sobre a memória da ditadura militar. Formado pelos procuradores Ivan Marx, Ines Soares e Marlon Weichert, o
grupo tem autonomia para propor ações civis públicas contra quem atentou contra os direitos humanos. Mas permanece impedido de processar na esfera criminal qualquer brasileiro, em função da Lei da Anistia. A iniciativa é inédita no MPF.

COPA 2014
Residência
Sabendo que de agora em diante suas vindas ao Brasil serão cada vez mais intensas,
o secretário-geral da Fifa, Jerome Volker, através de amigos, procura um apartamento para morar no Rio de Janeiro. A prioridade
é achar um imóvel no Leblon, na zona sul
da cidade, que una o útil (proximidade com
a CBF) ao agradável (a praia).

ELEIÇÕES
Voto de peso

BOECHA-07-IE.jpg
Todo mundo notou, em especial as mulheres: Dilma Rousseff engordou bastante na reta final da campanha. Não menos que seis quilos, dizem línguas ferinas. Esse sobrepeso não tem nenhuma relação com remédios ou dietas associados ao câncer linfático que ela tratou recentemente, confidencia um dos médicos
da ex-ministra da Casa Civil. É ansiedade mesmo; nada mais.

TABACO
Novo campo

Boechat_05-IE-2134.jpg
O Ministério da Agricultura negocia com o governo chinês um acordo sanitário para exportação de fumo em folha cultivado na Bahia. Hoje, naquele país só entra o produto do Rio Grande do Sul. Para mais negócios, o Brasil precisa provar que em Cruz das Almas não há o fungo mofo azul, praga que atinge a lavoura. A China, maior importadora mundial e que só compra fumo de áreas livres da doença, tem, aproximadamente, 350 milhões de fumantes.

SAÚDE 1
Quer mais
Ligado à Igreja Universal, o plano de saúde Life Empresarial decidiu construir uma rede nacional de hospitais. O primeiro ocupará o prédio da antiga TV Mulher, próximo ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. No Rio, áreas já estão sendo procuradas. O bispo Edir Macedo quer a empresa como gigante do setor.

SAÚDE 2
Outra visão
Uma dessas gigantes, aliás, a SulAmérica fechou as portas à compra de hospitais. Ofertas não faltam, mas o grupo optou por permanecer no núcleo original. Nosso negócio é avaliação de risco, diz um de seus executivos. Cirurgias, injeções e ambulâncias são outros quinhentos.

MEDICINA
Choque frontal
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o INSS estão em rota de colisão. A entidade não aceita que recursos contra decisões médicas na concessão de benefícios, como o auxílio-doença, sejam analisados por uma junta de leigos (pessoas com formação em outras especialidades). E expediu aviso aos associados na sexta-feira 1º, pregando resistência. Tais alertas do CFM, em geral, acabam sendo utilizados como fundamento em processos judiciais.  

CONTAS PÚBLICA
Pule de dez
Funcionário de carreira do TCU, o carioca Benjamim Zimler vai ser eleito presidente
da corte, no dia 1º de dezembro, para
o biênio 2011-2012. O ministro substituirá seu colega Ubiratan Aguiar, em cujo mandato o tribunal automatizou todos
os seus procedimentos administrativos.

INDÚSTRIA
Pisando fundo
Líder de vendas do mercado automotivo desde 2001, a Fiat quer continuar na dianteira dos concorrentes. O presidente da empresa, Cledorvino Belini, anunciará este mês um pacote de investimentos no Brasil que soma R$ 10 bilhões. A quantia, a maior desde que a italiana chegou ao aís, será aplicada nas unidades do grupo localizadas em Minas Gerais, São Paulo e Paraná, entre
2011 e 2015.