MEIO AMBIENTE
Benfeito

Com a decisão do STF sobre a demarcação contínua da Raposa Serra do Sol, em Roraima, o Ibama mandará fi scais à reserva indígena nesta segunda-feira 23. Na mala, mais quatro multas para o produtor de arroz Paulo César Quartiero (foto). Em sua outra fazenda na área – Providência -, imagens de satélite apontam 7,8 mil hectares de desmatamento ilegal. Os donos das propriedades Tatu e Canadá, pelo mesmo delito, também receberão punições pesadas.

JUSTIÇA
Em detalhes

O Conselho Superior do MPF julgou "regular" a ação do subprocurador-geral da República Eugênio Aragão junto à Promotoria de Nova York, nas investigações de contas bancárias de Duda Mendonça nos EUA, em 2005. Noticiado aqui, o voto divergente partiu do relator, o subprocurador-geral da República Moacir Morais, que viu "indícios de crime" na sonegação de documentos. O relator, porém, admitiu prescritas as infrações.

SENADO
Dura realidade

Vem aí mais um escândalo no Senado. Vai estourar com a divulgação de que um senador obteve, no ano passado, reembolso por uma cirurgia para colocação de prótese peniana. Os eleitores que se cuidem.

MEDICINA
Malas prontas

Vai mudar o comando da Unimed, maior assistência médica privada do País, com 16 milhões de clientes. Na quarta-feira 25, o médico Celso Barros passa o bastão para seu colega Eudes Aquino. Em seus oito anos de mandato, o faturamento da cooperativa subiu 156%, alcançando R$ 19,5 bilhões, em 2008.

 

BUROCRACIA
Letra morta

Em dezembro passado, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, enviou ofício à presidência da ECT cobrando a reativação do sistema que identifi ca drogas e explosivos em volumes e envelopes despachados através dos Correios. À época, sem manutenção, só 15 dos 135 detectores funcionavam nos centros de triagem da estatal. Passados três meses, a situação é a mesma.

IMIGRAÇÃO
Batismo

Na segunda-feira 23, Brasil e Portugal começam a discutir em Lisboa o tráfi co de pessoas e a imigração ilegal entre os dois países. O seminário marcará a estreia do delegado da PF Paulo Lacerda em sua novíssima função de adido policial do Brasil naquele país.

 

CASERNA
Na vitrine

Incorporado à reserva, o general Luiz Cesário da Silveira, que deixou o Comando Militar do Leste batendo em Nelson Jobim – para ele, a Estratégia Nacional de Defesa, cria do ministro, abre fl ancos à corrupção na compra de material bélico -, ganhará pólvora para manter o combate aquecido. Seus colegas de farda, inclusive da ativa, articulam lançá-lo candidato único à presidência do Clube Militar, em outubro.

 

Jazidas
Ladeira abaixo

Caíram assustadoramente os pedidos de alvarás de pesquisa mineral no Brasil, em fevereiro. Em relação aos números de novembro, a queda está em 90%. E não foi só isso: nada menos que 18 mil licenças já concedidas foram devolvidas pelas empresas – algumas do porte da Vale – ao Ministério de Minas e Energia.

 

Comércio ilegal
Cerco federal

Prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi andou peregrinando na semana passada pelos gabinetes dos ministros Tarso Genro e Nelson Jobim. Quer o Exército e a Marinha patrulhando dia e noite o lago de Itaipu. Segundo ele, se a operação na fronteira Brasil- Paraguai for dura, em dois meses muitos contrabandistas abandonarão a área, pois ficarão sem capital de giro.

Saúde
Salva-vidas

Vem aí o maior programa de saúde dos países africanos de língua portuguesa. O anúncio será feito pelo Banco Mundial, que financiará o projeto. A Fiocruz treinará equipes para combate a epidemias em Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique. Neste último, 18% da população já está contaminada pelo vírus da Aids.

Polícia
Ponto final

Sem mortos ou feridos, a primeira Lei Orgânica da PF ficou pronta. O projeto seguirá agora para o Congresso. Só os peritos não se entusiasmaram com a proposta. Gostariam de ficar sob comando dos superintendentes regionais ou do diretorgeral, em Brasília. Mas a autonomia pedida ficou restrita aos laudos que emitem. Na prática, seguirão sob as ordens dos delegados.

Tevê por assinatura
Olho no amanhã

Assinantes da NET e da SKY estão assistindo há uma semana aos canais Telecine sem pagar um real a mais por isso. Liberar o sinal de graça é a estratégia dos estúdios de Hollywood – donos do negócio – para a conquista do mercado. No fim do ano acabará o acordo que hoje obriga a operadora NET Brasil a oferecer, num mesmo pacote, os canais Telecine e HBO. A partir de 2010, cada um venderá seu sinal. O preferido do público levará vantagem no milionário negócio.

Cinema
Lula global

A Globo está negociando a compra dos direitos do longametragem Lula, o filho do Brasil, do diretor Fábio Barreto, para exibição na tevê aberta e nos seus canais por assinatura.

Igreja
Raça & fé

O Vaticano acaba de nomear o 12º bispo negro do episcopado brasileiro, que tem 252 membros. Trata-se de Giovane Pereira de Melo, 50 anos, que assumirá a Prelazia de Tocantins. Aliás, dos 18 mil padres católicos no Brasil, apenas mil se declaram negros.

Maconha
Novo status

Surpresa na reunião do Conselho Nacional de Política sobre Drogas, em Brasília. Um debate sobre a maconha terminou com voto de minerva do ministro Jorge Félix, do Gabinete de Segurança Institucional. Ele foi a favor da reclassificação da planta, do nível 4 ("substância muito perigosa") para o 1, numa lista da ONU que o Brasil segue. A ótica terapêutica vitoriosa abrirá no País o debate pela venda controlada de remédios feitos com o princípio ativo da erva.